O Dia Nacional da Fotografia, comemorado anualmente em 8 de janeiro, celebra o profissional responsável em captar uma fração de segundo e eternizá-la.
Conheça mais!
Como surgiu o Dia Nacional da Fotografia?
A data remonta ao dia 8 de janeiro de 1840, mesma ocasião em que a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil, chamada de daguerreótipo. Louis Jacques Mandé Daguérre inventou o equipamento, e D. Pedro II o usou pela primeira vez no Brasil. Dessa forma, o imperador passou a ser reconhecido como o primeiro fotógrafo brasileiro.
Quando o abade Louis Compte trouxe a câmera fotográfica ao Brasil, as pessoas usavam o equipamento de forma mais restritiva do que hoje. Na época, destinavam-no apenas ao registro de pessoas de destaque na sociedade e à captura de paisagens.
Vale lembrar que o mundo celebra o Dia Mundial da Fotografia em 19 de agosto para homenagear a invenção do daguerreótipo, que Daguerre apresentou na Academia de Ciências da França, em Paris, em 19 de agosto de 1839.
Qual a importância do Dia Nacional da Fotografia?
A data comemora a criação de um instrumento que abriu as portas para a criação das máquinas fotográficas e toda a história da fotografia. Além disso, a fotografia revolucionou como percebemos e registramos o mundo ao nosso redor. São as fotografias que preservam momentos, pessoas e lugares, construindo a memória coletiva das sociedades.
No curso de Jornalismo, os estudantes aprendem a usar a fotografia como um recurso de apuração e produção de notícias, explorando técnicas de enquadramento, iluminação e composição para transmitir mensagens de forma clara e impactante.
Faça o Vestibular 2025 da Unisanta
Inscreva-se gratuitamente no Vestibular 2025 da Unisanta e concorra a bolsas de estudo de até 100% nas mensalidades. Estude na instituição que é a melhor do país em inovação e destaque no Guia da Faculdade do Estadão.
Clique aqui para se inscrever!