Na última quinta-feira (2), o Ministério da Educação (MEC) anunciou a oferta de 112.168 novas vagas para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
De acordo com a medida regulamentada em 2024, a seleção de candidatos será realizada duas vezes ao longo do ano. No primeiro semestre, serão disponibilizadas 67.301 vagas. Já no segundo semestre, o número de vagas oferecidas será de 44.867.
Além disso, através do lançamento do Fies Social, 50% das vagas serão reservadas a candidatos em situação de vulnerabilidade econômica, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
Além disso, o Fies disponibilizará um número equivalente de vagas nos anos seguintes, 2026 e 2027, conforme definido no Plano Trienal para o período. Segundo o MEC, a medida visa garantir a previsibilidade e continuidade do programa de financiamento estudantil nos próximos anos.
Unisanta
Ao consultar os cursos disponíveis, o sistema do Fies solicita que o candidato preencha o campo “IES”. A sigla refere-se à “instituição de ensino superior”, ou seja, é necessário informar o nome da faculdade ou universidade onde se pretende estudar.
E a Unisanta é uma delas! Procure pela oportunidade na Unisanta ou inscreva-se gratuitamente no Vestibular 2025 da Unisanta e concorra a bolsas de estudo de até 100% nas mensalidades. Estude na instituição que é a melhor do país em inovação e destaque no Guia da Faculdade do Estadão.
Clique aqui para se inscrever!
O que é o Fies?
Segundo a Secretaria da Comunicação Social, o Fundo de Financiamento Estudantil tem como objetivo conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas.
O programa permite usar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para requerer um financiamento das mensalidades de uma instituição de ensino privada.
Atenção: Depois de concluir a graduação, o candidato deverá quitar a dívida, em parcelas proporcionais à sua renda.
Quem pode se inscrever?
Para se inscrever, o candidato precisa ter:
- participado de alguma edição do Enem a partir de 2010;
- alcançado pontuação média nas quatro provas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática) igual ou superior a 450 e nota superior a zero na redação;
- renda familiar mensal bruta per capita de 1 a 3 salários mínimos.
Como participar?
O aluno deve:
- Acessar o site http://fies.mec.gov.br.
- Clicar em “Minha Inscrição” e, em seguida, em “Fazer Cadastro”.
- Digitar os dados de acesso da conta “gov.br” (CPF e senha).
- Analisar os cursos com vagas disponíveis e escolher até três opções. É possível alterar essas informações quantas vezes quiser, até o encerramento das inscrições.