Das telas para o ensino superior (2) - O mundo cinematográfico inspira muitas pessoas a escolher o tão sonhado curso superior!

Quem nunca assistiu a uma série ou filme e pensou: “Nossa, que área legal! Quero trabalhar com isso!”? O mundo cinematográfico, assim como as diversas produções audiovisuais para TV e streaming, inspira muitas pessoas a escolher o tão sonhado curso superior.

Aqui está a parte 2 da lista com produções que podem inspirar você a começar uma faculdade e seguir um caminho incrível na área.

Confira a lista!

A Rede Social (2010) – Sistemas de Informação

Das telas para o ensino superior (2) - O mundo cinematográfico, assim como as produções audiovisuais para TV e streaming, inspira muitas pessoas a escolher o tão sonhado curso superior!
Fonte: The Movie Database (TMDB)

Com a popularização da Internet e o constante avanço tecnológico, a área da tecnologia teve um “boom” nos últimos anos e vive em crescente expansão. A demanda por profissionais chega a ser maior do que as pessoas podem suprir. Atualmente, destacam-se o desenvolvimento de aplicativos e plataformas.

No filme A Rede Social, o drama biográfico do diretor David Fincher relata a ascensão meteórica do criador do Facebook, Mark Zuckerberg, que se tornou astro da Internet no segundo ano de Harvard. O filme nos permite acompanhar o processo de criação e a logística de uma das grandes empresas tech do milênio. (Além disso, vemos a história de Eduardo Luiz Saverin, um investidor-anjo e empreendedor da Internet brasileiro, que foi um dos cofundadores da rede social). (Disponível em Netflix)

O Senhor Estagiário (2015) – Administração

Fonte: The Movie Database (TMDB)

Pequenas empresas que operam em larga escala, como aquelas do setores como comércio e tecnologia, estão constantemente em busca de profissionais com habilidades de gestão. Os administradores desempenham um papel crucial na otimização das operações, ajudando essas empresas a expandirem suas operações e alcançarem seus objetivos comerciais.

Em O Senhor Estagiário, acompanhamos Jules Ostin, criadora de um bem-sucedido site de venda de roupas, que leva uma vida bastante atarefada, devido às exigências do cargo. Quando sua empresa inicia um projeto de contratar idosos como estagiários, em uma tentativa de colocá-los de volta à ativa, cabe a ela trabalhar com o viúvo Ben Whittaker, que, apesar do choque de gerações, logo conquista um local de respeito na empresa.(Disponível em Max)

O Jogo da Imitação (2014) – Relações Internacionais

Fonte: The Movie Database (TMDB)

Em 1939, a recém-criada agência de inteligência britânica MI6 recruta Alan Turing, um aluno da Universidade de Cambridge, para desvendar códigos nazistas, incluindo o “Enigma”, que os criptógrafos acreditavam ser inquebrável.

Vencedor de Roteiro Adaptado no Oscars 2015, o filme traz a história da equipe de Turing, incluindo Joan Clarke, que analisa as mensagens de “Enigma”, enquanto ele constrói uma máquina para decifrá-las, abordando temas de relações internacionais e espionagem. (Disponível em Netflix)

É possível entender como o internacionalista desempenha funções em áreas como análise de políticas, pesquisas acadêmicas, planejamentos estratégicos, além de relações diplomáticas e monitoramento de acordos internacionais.

Irmãos À Obra (2011 -2019) – Arquitetura e Urbanismo

Fonte: The Movie Database (TMDB)

Na profissão de Arquitetura e Urbanismo, o arquiteto desempenha um papel essencial no âmbito da construção, sendo responsável por desenvolver projetos, planejar e projetar edifícios. Sua função é criar ambientes que sejam confortáveis, funcionais e esteticamente agradáveis, atendendo às necessidades e desejos dos usuários.

Na popular série dos irmãos gêmeos Drew e Jonathan Scott, acompanhamos o processo detalhado de compra, reforma e decoração de imóveis, combinando aspectos de negociação, construção e design de interiores. O objetivo de cada episódio é transformar a propriedade comprada em um espaço ideal e personalizado para os novos proprietários. (Disponível em Max)

O Enfermeiro da Noite (2022) – Enfermagem

Fonte: The Movie Database (TMDB)

Durante o curso superior e a residência, treinam o enfermeiro para realizar procedimentos técnicos, como administrar medicamentos, coletar amostras para exames, entre outros. Além disso, mantém registros de saúde precisos e completos, assegurando a continuidade do cuidado e fornecendo informações relevantes a outros profissionais da área.

No drama estrelado pelos vencedores do Oscar Jessica Chastain e Eddie Redmayne, vemos a história baseada em fatos reais de Charles Cullen, enfermeiro americano que chocou os Estados Unidos ao ser preso em 2003 por induzir a morte de 29 pacientes aos seus cuidados. (Disponível em Netflix)

Fonte: The Movie Database (TMDB)

Indicação extra: Embora o foco principal da série seja a cirurgia e as emergências médicas, a enfermagem também é abordada de várias maneiras na série Grey’s Anatomy (2005 – No ar), que pode ser uma boa distração entre as aulas da faculdade, mas com grande aprendizados e entretenimento. (Disponível em Disney+)

(Fonte: The Movie Database (TMDB))