Enem: porta de entrada para o ensino superior no Brasil

95

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais maneiras de começar o ensino superior no Brasil. É através dele que estudantes de diferentes contextos socioeconômicos concorrem a vagas em universidades. Com a aplicação das provas nos dias 3 e 10 de novembro, é essencial entender como funciona o exame.

Saiba mais!

Como surgiu o Enem?

O Enem surgiu em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos que terminavam o Ensino Médio. A proposta era analisar a qualidade do ensino e buscar melhorias.

Em 2004, a criação do Programa Universidade para Todos (ProUni) começou a oferecer bolsas de estudo parciais e integrais em faculdades particulares para alunos de baixa renda. Assim, a nota do Enem passou a ser essencial, pois quem tivesse uma pontuação mais alta teria mais chances de ganhar uma bolsa.

Foi a partir de 2009 que o exame se transformou no principal meio de entrada para o Ensino Superior com a implementação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Através dele, eram utilizadas exclusivamente as notas do Enem para a seleção de candidatos em instituições públicas de ensino superior. Essa centralização do processo seletivo em uma única prova facilitou o acesso dos estudantes a diversas universidades do país, eliminando a necessidade de realizar múltiplos vestibulares.

O Fies, que concede financiamento estudantil para cursos de graduação em instituições privadas, também passou a utilizar as notas do Enem como critério de seleção.

Qual o diferencial do Enem?

Desde sua criação, o exame já beneficiou um número significativo de alunos, facilitando o ingresso em universidades públicas e privadas. No último ano, o Enem teve aproximadamente 1,5 milhão de usuários do Ensino Médio utilizando a plataforma com o objetivo de passar no vestibular, segundo o UOL Edtech.

Entre os diferenciais, a interdisciplinaridade nas questões, ou seja, uma pergunta exige conhecimentos de duas ou mais disciplinas. Isso faz com que o estudante ponha em prova o raciocínio, interpretação e domínio de todo o conteúdo do Ensino Médio.

Em 2017, o exame passou a ser aplicado em dois domingos consecutivos, como acontece atualmente. A partir do Enem 2020, os participantes também puderam optar por fazer a prova digital. A intenção do MEC é torná-lo integralmente desta forma até 2026.

Além disso, instituições portuguesas de ensino que possuem convênio com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) também utilizam os resultados individuais do Enem. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar o ensino superior em Portugal.

Como saber mais informações sobre o Enem?

A Página do Participante do Enem reúne todas as informações relacionadas ao exame, desde a inscrição até os resultados. O portal reúne toda a legislação, matrizes de referência, cartilhas de redação e outros documentos individuais do inscrito. Além disso, o Inep disponibiliza todos os gabaritos e provas de edições passadas em sua página oficial, neste link.

Leia mais: Dicas de preparação para o Enem 2024

Simulado

simulado-enem-2024-unisanta-veja-como-fazer

O simulado da Unisanta reúne questões de edições anteriores do Enem para você treinar seus conhecimentos e habilidades. Depois de completar seu cadastro na página de inscrição, você será direcionado ao nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Em seguida, basta selecionar a prova e iniciar o simulado, com tempo máximo de 5 horas de duração. E o melhor de tudo é que o simulado é totalmente on-line e gratuito!

Faça agora, clicando aqui!