Dia do Nutricionista – Saiba mais

150

Comemorado no dia 31 de agosto, o Dia do Nutricionista homenageia os profissionais que atuam na prevenção, promoção e recuperação da saúde humana e melhor qualidade de vida.

Conheça mais!

Qual a origem do Dia do Nutricionista?

A data remete à criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), em 1949, hoje conhecida como Associação Brasileira de Nutrição (Asbran). Ela foi criada com intenção de melhorar e desenvolver estudos acerca da qualidade da alimentação e de todo o campo da nutrição.

Ao longo dos anos, ocorreu a expansão da formação com o número de cursos de nutrição aumentando, fazendo com que o curso de Nutrição, que não era regulamentado como profissão até então, fosse reconhecido em 1967 com a Lei n.º 5.276/67.

A criação dos Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas (CFN e CRNs) em 1978 foi um marco importante para a regulamentação da profissão. Essa medida também garantiu a qualidade dos serviços prestados pelos nutricionistas.

Qual a importância do Dia do Nutricionista?

O profissional é o pilar nas ações capazes de incentivar a implementação de iniciativas de promoção da alimentação adequada e saudável. Ele pode trabalhar em diferentes áreas, dependendo de sua formação e especialização.

Leia também: Alunos de Nutrição da Unisanta ganham acesso gratuito a software de cálculo dietético

A clínica é uma das principais áreas de atuação. O nutricionista atende individualmente seu paciente, avaliando o estado nutricional e prescrevendo uma dieta adequada às suas necessidades. Outro ambiente são os hospitais ou instituições de saúde, onde o nutricionista atua na elaboração de cardápios para pacientes com algum problema especial ou internação, além de acompanhamento nutricional de pessoas em tratamentos de doenças específicas.

Unisanta

Com o objetivo de oferecer consultas nutricionais individuais para a comunidade, a Unisanta possui a Clínica-Escola de Nutrição (sala 32 – Bloco C). O modelo de atendimento não só proporciona uma formação prática para os alunos, mas também garante um serviço de excelência para os pacientes.

Os atendimentos ao público tiveram início em 6 de maio e os interessados devem realizar agendamento prévio pela secretaria da clínica, através do telefone/ WhatsApp: (13) 3202-7168, de segunda a sexta, das 9h às 12h, e das 14h às 17h. Saiba mais aqui