curso-de-engenharia-quimica

O curso de Engenharia Química assume um papel crucial na indústria química ao gerenciar e supervisionar processos químicos. A formação, que se estende por cinco anos, capacita os estudantes nos princípios e técnicas específicas dessa engenharia.

Os estudantes têm a oportunidade de explorar diversas áreas, incluindo química, biologia, física, matemática, engenharia mecânica e computação. Durante o curso, eles adquirem conhecimentos sobre a manipulação de materiais químicos, o desenvolvimento de processos para a produção de substâncias químicas e a manutenção de equipamentos químicos.

A graduação também abrange temas como processos de produção, controle de qualidade e gestão de projetos. Adicionalmente, os alunos podem se especializar em áreas como bioengenharia, química ambiental, engenharia química de processos, proporcionando uma compreensão mais aprofundada em campos específicos.

Ao longo do curso, os estudantes têm a oportunidade de participar de projetos de pesquisa para desenvolver habilidades práticas. Após a conclusão, eles podem seguir carreiras como engenheiros químicos em diversas indústrias que fazem uso de produtos químicos.

Como é estruturada a grade curricular do curso de Engenharia Química?

A grade curricular do curso de Engenharia Química abrange disciplinas que focam a produção, aprimoramento e aplicação de processos químicos para a obtenção de produtos de alta qualidade. Abaixo, apresentamos um exemplo de grade curricular para o curso de Engenharia Química na Unisanta:

• Química Tecnológica
  • Representação Gráfica e CAD
  • Estatística Computacional
  • Química Inorgânica
  • Processos Industriais

Aqui você pode conferir a grade curricular completa do curso de Engenharia Química na Unisanta.

O que é estudado no curso de Engenharia Química?

Desde o 1.º ano de curso, os alunos têm aulas práticas com desenvolvimento de projetos multidisciplinares em grupo de alunos de várias modalidades de Engenharia. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC) para cursos de Engenharia, o currículo deve incluir núcleos de conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos.

Na Engenharia Química, os conteúdos básicos, ocupando pelo menos 30% da carga horária, abrangem temas como administração, ciências do ambiente, ciência e tecnologia dos materiais, economia, eletricidade aplicada.

Os conteúdos profissionalizantes, obrigatórios em pelo menos 15% da grade, incluem balanços de massa e de energia, transferência de quantidade de movimento, calor e massa.

O que envolve a atuação do profissional de Engenharia Química?

O engenheiro químico trata dos processos produtivos que utilizam modificações físico-químicas das matérias-primas.

Assim, o engenheiro químico atua na produção de grande variedade de produtos presentes em nosso cotidiano. Seu principal compromisso é com a sustentabilidade dos processos, tanto em termos ambientais quanto em segurança das pessoas que ali trabalham.

É o responsável também pelo tratamento da água que chega até as casas e pela disposição dos efluentes de forma a não prejudicar o ambiente.

Onde o profissional de Engenharia Química pode exercer sua profissão?

O engenheiro químico desempenha um papel fundamental no desenvolvimento, produção, controle e estudo de substâncias químicas, atuando em indústrias, laboratórios, universidades e órgãos governamentais.

Nas indústrias, sua função abrange o desenvolvimento de novos processos, o projeto de equipamentos, a melhoria da qualidade dos produtos, a supervisão operacional e a adaptação às mudanças nas regulamentações governamentais. Eles também são encarregados de avaliar e monitorar a emissão de resíduos e o impacto ambiental dos processos industriais.

Nos laboratórios, o engenheiro químico realiza análises de produtos, testes de qualidade e pesquisa para desenvolver novas substâncias químicas. Eles estudam a segurança e eficácia dessas substâncias, desenvolvendo novas técnicas para sua produção e utilização.

Leia mais: Conheça mais sobre o campo de Engenharia Química

Nas universidades, o engenheiro químico atua como professor e pesquisador, ministrando aulas e conduzindo pesquisas acadêmicas. Ele orienta alunos em suas pesquisas e oferece suporte para a conclusão de dissertações e obtenção de títulos.

Em órgãos governamentais, o engenheiro químico é responsável por implementar políticas e regulamentos, avaliar a qualidade dos produtos e garantir o cumprimento das regulamentações governamentais. Ele também elabora relatórios para assegurar o cumprimento das normas.

Como iniciar uma carreira em Engenharia Química?

Para ingressar na carreira de engenheiro químico, além do diploma da graduação, é preciso estar também regularmente registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).

A atuação como engenheiro químico demanda uma significativa preparação por parte dos profissionais. É essencial possuir conhecimentos abrangentes em áreas como química, física, biologia, matemática e outras disciplinas correlatas, além de habilidades práticas em laboratório.

Dessa forma, é evidente que o mercado de trabalho para engenheiros químicos exige diversas qualificações e competências. Em primeiro lugar, é crucial ter um sólido entendimento teórico, abrangendo tópicos como química orgânica, síntese e análise.