Alunos de Engenharia Mecânica fazem de competição com bombas centrífugas

296

No próximo dia 13 de junho, terça-feira, às 19h30, os alunos de Engenharia Mecânica realizarão uma competição de performance com bombas centrífugas no laboratório de Mecânica dos Fluidos, como parte do componente avaliativo do semestre.

Como parte do projeto de instalação de recalque, a atividade parte da premissa da tradicional “mão na massa” nos cursos de Engenharia da Unisanta em que, além das muitas aulas de laboratório, os alunos ainda são desafiados a desenvolver projetos em grupo e, assim, treinar a capacidade de trabalho em equipe, a criatividade e a dinâmica de resolver problemas utilizando os conceitos de diversas áreas das Engenharias.

A atividade tem como objetivo construir uma instalação de recalque (bomba centrífuga + motor + tubos + conexões + válvulas) para uma competição de performance, reforçando os conceitos de Mecânica dos Fluidos, através da pesquisa na literatura/Internet das informações necessárias para o entendimento dos fenômenos físicos envolvidos, além de desenvolver a habilidade de executar trabalho em equipe

A instalação de recalque deverá ser construída pelos grupos, como mostra a figura abaixo. A instalação deverá ser montada no InovFabLab ou na sua área externa próxima. Os alunos também deverão fazer um vídeo de até 5 minutos explicando como o projeto foi pensado e desenvolvido, usando a criatividade. Os vídeos, após aval do professor, serão postados na Internet.