A exposição “Tem Francês no Choro”, promovida pelos alunos do curso de Produção Multimídia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), cruzou o Oceano Atlântico e foi desembarcar em Paris, na França. O projeto realizado em abril de 2018, em comemoração ao Dia Nacional e Municipal do Choro – Centenário Jacob do Bandolim, está desde dezembro do ano passado na Galeria do espaço Atelier Musical des Trois Tambours.
São 32 artes que representam visualmente essa troca de cultura Brasil/França, dentro do universo do Choro. Os trabalhos foram elaborados como parte da disciplina Design Gráfico, a cargo da coordenadora do Curso, Márcia Okida.
A coordenadora conta como surgiu o convite para expor as obras do outro lado do Atlântico. “Recebemos a visita dos integrantes e alunos de música da França do Atelier 3 Tambours e da Camerati Casa de Cultura, na exposição em abril e, ao final da exposição, nossos alunos foram convidados a levar a exposição para a França. Convite este, prontamente aceito e, sendo assim, terminamos um ano e começamos este novo ciclo com os nossos alunos em exposição em Paris e com muitas das artes sendo vendidas por lá”, disse Márcia.
A Camerati, aqui no Brasil, é a escola de arte que tem como princípio a integração das linguagens artísticas utilizando a música como fio condutor. Possui cursos de instrumentos musicais, canto, musicalização e dança contemporânea. Desde 2016 o Atelier 3 Tambours, na França, que tem uma estrutura como a da da Camerati, integra o “Projeto Mistura” , que une e mescla as duas culturas: brasileira e francesa . Os integrantes são: Mônica Marsola, violonista, cantora, compositora e regente do Coral da Camerati; Louise Marty, harpista, bandolinista e regente do Coral do Atelier 3 Tambours e Patrick Marty, trompetista e diretor do Atelier 3 Tambours.
Leia também – Alunos de Produção Multimídia realizam exposição Tem Francês no Choro