Na edição do dia 20/5, o jornal A Tribuna destacou pesquisa coordenada pelo professor Hélio Hallite, com uma página inteira na C-3, caderno Porto& Mar. O professor conta detalhes sobre o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) que está orientando com alunos da Administração da Universidade Santa Cecília (Unisanta), sobre automação do porto. A ideia da pesquisa surgiu a partir da visita de Hallite com estudantes a portos de Antuérpia, na Bélgica, Roterdã, na Holanda e Hamburgo, na Alemanha.

A pesquisa com os trabalhadores está sendo desenvolvida por 12 universitários do 3º semestre de Administração, com apoio de alunos do MBA de Logística Portuária. Eles  pesquisam o impacto das novas tecnologias portuárias de automoção e robotização nos terminais de contêineres.

“O principal porto do Brasil (Santos) tem que estar preparado para 2030. Estamos correndo atrás do passivo, resolvendo problemas da década de 90, como a dragagem. A tecnologia tem que ser pensada”, afirma Hallite.

“Com eles (os trabalhadores), os alunos terão o foco de passar as informações já levantadas sobre o cenário que se desenha e o que pode acontecer no mundo daqui a seis meses”, disse o professor.