O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das jornalistas Juliana Kucharuk e Simone Menegussi foi um documentário “O Dia em que o Mundo Parou”, sobre a vida dos soropositivos Beto Volpe, Paulo Giacomini e Silmara Retti, escritora e ativista de Ubatuba.O jornal Ubatuba News destacou, em seu site, a participação da escritora da cidade e a exibição do documentário no Cineclube Lanterna Mágica, na Universidade Santa Cecília (Unisanta), em dezembro de 2012.

Iniciado em 2011, o projeto teve Aids como tema escolhido por ser um assunto da área de saúde que não está em destaque na mídia.

“Escolhemos esse tema por causa do histórico da nossa cidade (Santos), que um dia foi conhecida como a capital da Aids. Começamos com muitas pesquisas, a princípio para contar essa história entre a Aids e Santos, em formato de livro, mas com as pesquisas percebemos a relevância que o assunto tinha na atualidade e como seria importante mostrar esse conteúdo de uma forma diferenciada. Foi aí que decidimos fazer um documentário mostrando a Aids por um outro prisma, longe de dados estatísticos, de uma forma humana, contando a história de vida de três pessoas portadoras do vírus HIV. Nossa intenção foi mostrar o lado do portador do vírus, seus medos, frustrações, sonhos, anseios, a forma como lidou com a notícia, e como encara a vida hoje, levando o telespectador para dentro da vida e das emoções do personagem”, comentaram as jornalistas.