CatequesePelo terceiro ano, o Colégio Santa Cecília oferece aos estudantes aulas de Catequese como atividade complementar aos estudos. Cerca de 50 alunos, com mais de 10 anos, participaram do curso, sempre às segundas-feiras, das 17h20 às 18h10. As aulas começaram nesta segunda-feira (4/3), nas salas 11 e 12 do Bloco A.

A atividade é realizada em conjunto com a Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Santos. As aulas são ministradas por catequistas da igreja, entre elas a chefe Valdeth Gonçalves do Amaral.  “Muita gente acha que na catequese as crianças só aprendem que Deus e Jesus nos amam, mas elas aprendem mais. Elas aprendem a mudar o comportamento, ensina como se comportar na escola, em casa e como tratar os pais”, explica Valdeth.

Além das aulas, os estudantes participarão de missas em datas comemorativas celebradas pelo padre Cláudio Scherer, na capela da Universidade Santa Cecília (Unisanta). “A catequese ensina o homem a amar ao próximo e a superar os obstáculos. A catequese na escola soma com o aprendizado científico. Todas as escolas deveriam seguir esse exemplo e ensinar ao aluno unir ciência e fé, seja em qualquer religião”, explica o padre.

Os alunos aprovam. Gustavo gostou de rezar na primeira aula e da companhia dos amigos. “Eu achei legal ter aula de catequese na escola, porque posso fazer junto com os meus amigos”, diz ele.

Para a coordenadora do Ensino Fundamental I do Colégio Santa Cecília, Prof.ª Denise dos Santos Fernandes, “falar de valores como respeito, solidariedade, amor ao próximo, caridade etc. independe de religião, é educar. Se podemos agregar a esses valores os exemplos de Cristo, então teremos um trabalho evangelizador necessário a qualquer família”. Denise conclui dizendo que “ao longo do ano percebemos estes valores transformados em atitudes nas situações cotidianas, no convívio com os colegas e com os professores”.

A Primeira Eucaristia das turmas deste ano será realizada dia 7 de dezembro, às 10 horas, na Paróquia. Mais de 100 alunos já fizeram catecismo no Colégio Santa Cecília.