O site “Ligado na Facul” fez uma matéria na terça-feira (5/3), sobre a 9ª Jornada Regional da Baixada Santista, promovido pelo Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo). Um dos assuntos abordados foi que o número de matrículas em cursos presenciais cresceu em 5,3%, passando de 40.356 em 2010, para 43.390 em 2011. A presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Prof. Dra Lúcia Maria Teixeira Furlani, que é delegada regional do Semesp em Santos, disse que esse crescimento é incentivado pelas boas perspectivas de desenvolvimento regional: “Trata-se de uma rede saudável de interesses, pois todos os setores são beneficiados com a maior oferta de mão de obra especializada: as indústrias, o porto, o terceiro setor, as novas tecnologias, enfim, toda a cadeia produtiva e também a população”.

Sobre a grande procura por cursos de Engenharia e a questão do petróleo na Baixada Santista, a presidente da Unisanta lembrou que a prospecção de petróleo, o refino e distribuição, por exemplo, dependem de engenheiros de petróleo, mas também de engenheiros químicos, mecânicos, elétricos, ambientais, navais, civis, de computação, biólogos, entre outros, determinando a necessidade de cursos de graduação, especialização e de pós-graduação, para um desenvolvimento sustentado.

Segundo ela, as universidades não se limitam a atender as áreas industriais, mas também a todos que recebem influências positivas com as novas perspectivas econômicas, caso de moda, saúde, comunicação, arquitetura, desing de interiores, entre outros.