O Trote Solidário e Ecológico mobilizará, no próximo sábado (9/3), calouros e veteranos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) em mais uma Ação Voluntária promovida pela professora Dra. Marcia Vale e pelo Instituto EcoFaxina, instituto sem fins lucrativos formado por alunos e ex-alunos do curso de Biologia Marinha da instituição, que luta contra a poluição dos oceanos.

Os calouros poderão conhecer mais sobre a ecologia da nossa região e contribuir para a limpeza do estuário de Santos a bordo de uma escuna de 62 pés, que levará os alunos até o Saco do Major, em Guarujá.

Os estudantes realizarão a limpeza da praia, do costão rochoso e subaquática com o auxílio de equipamentos de mergulho. Os alunos que não possuem curso de mergulho poderão fazer um mergulho livre para limpeza e observação de organismos marinhos, monitorados por diretores do Instituto EcoFaxina e pelo Grupamento de Bombeiros Marítimos.

Já os que possuem credencial de mergulhador terão a oportunidade de realizar um mergulho autônomo com o auxílio de equipamentos e instrutores de mergulho da Escola de Mergulho MarSub. A limpeza se estenderá também pela faixa de areia e costão rochoso.

Os resíduos coletados no ambiente marinho serão identificados, quantificados e pesados pelos voluntários ao final da ação. Após a limpeza, os alunos farão ainda um diagnóstico ambiental, identificando as características ecológicas do local através de observação e estudo de alguns organismos.

Os participantes deverão levar no dia do trote protetor solar, roupa de banho, máscara, snorkel, nadadeiras, caneca, máquina fotográfica, credencial de mergulhador (caso possuam) e 2 kg de alimentos não perecíveis que serão encaminhados às famílias atingidas pelas enchentes em Cubatão.

No sábado os alunos deverão se reunir às 8h00 da manhã na Ponte Edgard Perdigão, localizada no bairro da Ponta da Praia, em Santos. De lá a escuna partirá  para o Saco do Major, no Guarujá.

As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e devem ser feitas através da página do Instituto EcoFaxina no Facebook (www.fb.com/ecofaxina) ou pelo e-mail ecofaxina@gmail.com.

O Trote Solidário e Ecológico Unisanta conta com o apoio da ONU, MarSub, IlhaTurismo, Project AWARE Foundation, D.A. de Biologia Marinha, Terracom e Secretaria do Meio Ambiente de Guarujá.

trote-ecologico-cartaz