O contato com a flora e a fauna de uma chácara localizada em Parelheiros, no extremo sul da capital paulista, motivou a jovem Katherine a buscar formação acadêmica onde fosse possível lidar diretamente com suas paixões. Na Universidade Santa Cecília – Unisanta a jovem curiosa encontrou a formação necessária para desenvolver suas atividades no ramo de Biologia Marinha. Formada em 2004, hoje ela é notícia no site Save the Manatee.Club
A bióloga afirma que sempre teve uma admiração em especial pelos peixes-boi marinhos (Trichechus manatus) e, em uma viagem à Fortaleza, em 2001, conheceu um projeto que lida diretamente com a preservação de uma das espécies mais dóceis de mamíferos marinhos – o peixe-boi.
Pertencente à família dos sirênios, os peixes-boisão os únicos mamíferos marinhos herbívoros e aquáticos. Por terem hábitos solitários e movimentos lentos, raramente são vistos em grupo fora da época de acasalamento. Não possuem predador natural, mas por serem bastante mansos, são facilmente caçados, levando as espécies ao risco de extinção.
Katherine comenta que na viagem de 2001, pôde entrar em contato com o pessoal da AQUASIS, uma associação civil e filantrópica sem fins lucrativos, criada em 1994 por professores, pesquisadores e alunos das Universidades Federal (UFC) e Estadual (UECE) do Ceará, que promovem a pesquisa e ações voltadas para a preservação da biodiversidade e o uso responsável dos recursos naturais no Nordeste do Brasil, estimulando mudanças de atitude para a construção de uma sociedade sustentável.

Ela destaca que ficou fascinada e descobriu que o núcleo da Aquasis surgiu de um trabalho já existente com os peixes-boi. Após formada, em 2004, Katherine embarcou definitivamente no ano seguinte para participar do projeto. Hoje, a bióloga é membro do Programa de Mamíferos Marinhos, parte da equipe de resgate do Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos – CRMM e da família Aquasis.