Com a inversão dos períodos competitivos em relação ao calendário dos Jogos Olímpicos de Pequim, na China, as provas de maratonas aquáticas precederão às de piscina no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, a serem realizados em Roma, Itália, entre 17 de julho e 2 de agosto próximos. Com isso, Ana Marcela Cunha (Correios), nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, já sabe que terá pela frente a prova dos 10 km no dia 21 de julho.
Mas antes de encarar a prova em distância olímpica, a jovem nadadora da equipe santista poderá disputar, no dia 19 do mesmo mês, os 5 km, desde que garanta qualificação para tala na segunda etapa do Circuito Brasileiro de Águas Abertas, a ser realizado no dia 1o. de março, em Porto Bello, Santa Catarina.
Para tal, ela precisará figurar entre as duas melhores colocadas na prova catarinense. Atual líder do ranking mundial, depois da vitória na abertura do Fina 10 Km Marathon Swimming World Cup 2009, em 26 de janeiro último, na III Maratona Aquática Internacional de Santos – UNISANTA/Troféu Renata Agondi, Ana vem treinando forte, sob a orientação do técnico Márcio Latuf, que também responderá pela equipe brasileira em Roma.
Os treinos diários têm sido intercalados por disputas em provas regionais e estaduais, nas quais a atleta tem se saído muito bem. “Estou me preparando muito bem e os resultados têm sido bastante satisfatórios”, admite Ana, lembrando que em Porto Bello a disputa não deve ser fácil. “Terei adversárias de peso, igualmente muito bem preparadas”, afirma.
Para Roma, além de Ana Marcela, o Brasil já tem definidos Poliana Okimoto, Allan do Carmo e Marcelo Romanelli, que carimbaram passaporte na prova disputada em Santos.

MUDANÇAS – No Mundial de Roma, a natação em piscina será disputada de 26 de julho a 2 de agosto. Mas, as reuniões dos Comitês Técnicos serão de grande importância.
Neste ano de 2009, serão revisadas e alteradas as regras da da modalidade. Esses encontros ocorrem no dia 23 de julho. As regras aprovadas serão válidas para o quadriênio 2009-2013.
Ainda em Roma, no dia 24 de julho, desenvolvem-se as eleições para a Presidência da FINA, envolvendo o atual presidente Mustapha Larfoui e o atual tesoureiro, agora oposição, Julio Maglione.