A publicação traz entrevistas com dirigentes da Instituição e alunos dos cursos ligados à Engenharia de Petróleo e do Mestrado em Engenharia Mecânica

A revista Desafio – São Paulo na demanda do pré-sal, encarte do Diário de S. Paulo, edição de dezembro, deu destaque ao que chama de Pioneirismo na educação da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

“Atenta às demandas do mercado, Unisanta foi a primeira a oferecer cursos relacionados com o pré-sal”, escreveu o redator. Sobre a minirrefinaria construída pela Universidade em parceria com a Petrobras, a revista observa:

“A Unisanta oferece um diferencial bastante interessante a seus alunos de cursos relacionados à industria do petróleo e gás. Trata-se de uma minirrefinaria construída em parceria com a Petrobras, que proporciona uma visão abrangente dos processos de refino de derivados do petróleo e tem atraído para a Unisanta pesquisadores e a mídia especializada”.

“O laboratório, único na América Latina, é dotado de todos os equipamentos de uma unidade de processamento, com sistemas de bombeamento, produção de vapor, controle de automação, válvulas de controle e tanques”.

Foram entrevistadas a reitora Silvia Ângela Teixeira Penteado e a presidente Lúcia Maria Teixeira Furlani, da Universidade Santa Cecília, além de alunos dos cursos de Engenharia e do Mestrado de Engenharia Mecânica.

Há uma entrevista com o engenheiro Aureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo, diretor de Pós-Graduação da Universidade e diretor do Crea SP , sobre o mercado de trabalho nacional na área do petróleo e o risco de invasão estrangeira na área.

Foram ouvidos ainda secretários da prefeitura de Santos, dirigentes do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, do Sebrae e da Associação Comercial, entre outros.

A chamada de capa da revista é Uma nova Santos – Cidade passa por transformação. Saiba o que vem sendo feito para garantir cenários futuros positivos na Baixada.

A Unisanta sediou, em 28 de novembro último, o Seminário Desafio São Paulo na Demanda do Pré-Sal, iniciativa do jornal Diário de S. Paulo em parceria com da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP). O tema foiPrincipais Obstáculos do Setor Produtivo Promovendo a Melhoria Contínua da Indústria.