Para celebrar os 50 anos da morte da jornalista e militante política e cultural, Patrícia Galvão, Pagu, ocorridos no último dia 12 de dezembro, Lúcia Maria Teixeira Furlani e o Centro de Estudos Pagu Unisanta publicaram novos textos e apresentam exposição sobre essa mulher precursora e que, até hoje, no século XXI, desperta fãs de suas obras pelo Brasil e pelo mundo.

Em alusão à data, a pesquisadora e presidente do CEP Unisanta, Lúcia Maria Teixeira Furlani, preparou um novo artigo sobre a jornalista e divulgou textos muito esperados da Pagu jornalista, escritos para O Diário de São Paulo e A Tribuna, com a finalidade de aproximar ainda mais a militante cultural dos pesquisadores e do grande público.

A exposição de documentos, fotos, cartas de Pagu ficará aberta ao público, com entrada franca, até a próxima quinta-feira, dia 20 de dezembro, das 9h às 21h (de segunda a sexta-feira), no Centro de Estudos Pagu Unisanta.

Lúcia tem várias obras publicadas sobre a musa modernista, em amplo e completo trabalho de pesquisa iniciado em 1987. Seu trabalho foi responsável pelo resgate do nome de Pagu, inclusive com o reconhecimento do Poder Público que, a partir de sua pesquisa, deu o nome de Pagu ao Centro de Cultura da cidade de Santos e à Oficina Cultural do Governo do Estado. Lúcia reuniu, recuperou e digitalizou mais de 3000 documentos de Pagu, sobre a vida e obra de Patrícia Galvão, da história de Santos e do país, no período em que a jornalista viveu, de 1910 a 1962, e que se encontram no Centro de Estudos Pagu Unisanta.

Fundado por Lúcia há 7 anos, junto com o site www. pagu.com.br, o Centro, sob a presidência de Lúcia, atende pesquisadores de todo o mundo e realiza inúmeras atividades culturais.

Lúcia acredita que “a data é mais um momento importante para ressaltar a mulher de vanguarda, a jornalista, a pioneira no estilo pós-moderno de agir e encarar o mundo e amante da Cidade de Santos que foi Pagu. Nosso trabalho no CEP Unisanta é revigorante, pois atendemos estudantes e pesquisadores do País e do mundo, que chegam ansiosos. Iniciamos a disseminação sobre a obra de Pagu em 1988. São inúmeros leitores, em muitas mídias, que atingem mais de 600 000 pessoas”, diz Lúcia.

“No CEP Unisanta já foram atendidas de forma direta cerca de 70 mil pessoas na Universidade e pelo site, além de palestras, eventos culturais, debates e exposições que fizemos por todo Brasil ao logo de todos esses anos, possibilitando a divulgação desse conhecimento”, conta a pesquisadora.

CEP Unisanta – O Centro de Estudos Pagu Unisanta, em Santos, reúne cerca de três mil arquivos originais e digitalizados sobre Patrícia Galvão, a grande maioria inédita. Colabora assim para difundir para todo o País essa memória, da qual é o depositário.

O Centro foi fundado em 2005, pela escritora e presidente da Unisanta, Lúcia Maria Teixeira Furlani. Constitui-se de material resultante de pesquisa por ela iniciada em 1987, a partir de seu primeiro livro sobre Pagu, “Patrícia Galvão – livre na imaginação no espaço e no tempo” (Editora Unisanta, 1988), transformado depois em filme, em 2001, ganhador do prêmio Exu Jorge Amado, da Jornada Internacional de Cinema da Bahia (sob a direção de Rudá de Andrade e Marcelo Tassara), ao qual se seguiram obras como “Croquis de Pagu” (Unisanta/Cortez Editoras, 2004) e “Viva Pagu – Fotobiografia de Patrícia Galvão” (Imprensa Oficial e Unisanta, 2010). Deste último participa como coautor Geraldo Galvão Ferraz, filho de Pagu e de Geraldo Ferraz.

Sede do  Centro de  Estudos Pagu Unisanta: Universidade Santa Cecília – Biblioteca Central. Rua Dr. Lobo Viana, 67, 1º andar, Santos – SP. Telefone: (13) 3202.7180 / www.pagu.com.br / siga: @100anosdepagu