A Unidade é o maior núcleo do programa Escola Total

Fundador do Complexo Educacional Santa Cecília, Milton Teixeira será homenageado pela Prefeitura Municipal de Santos, nesta sexta-feira (14), às 10h, no Centro de Atividades Integradas de Santos (Cais) Vila Mathias, Av. Rangel Pestana, 150. Na oportunidade, o local será batizado com o nome do educador, que faleceu em setembro deste ano.

A homenagem ao professor e ex-presidente do Santos F.C. estende-se aos três prédios que compõem o Cais, voltado ao uso educacional e cultural. A unidade integra o programa Escola Total/Jornada Ampliada, que oferece educação integral a estudantes da rede municipal de ensino no contraturno do período em sala de aula.

Com a parte da Seduc (Secretaria de Educação) em funcionamento desde setembro, o Cais Vila Mathias passou a ser o maior núcleo do ‘Escola Total’, atendendo 800 alunos, com oficinas de artes, esportes, fotografia, manutenção de skate e culinária, entre outras.

O prédio da cultura, que vai entrar em funcionamento em fevereiro, situa-se no antigo galpão restaurado, e sediará as atividades do projeto ‘Fábrica Cultural’, que abrange os cursos gratuitos oferecidos pela Secult (Secretaria de Cultura) nas áreas de artes integradas, musicais, visuais e cênicas (teatro e dança).

Blocos

O Cais Vila Mathias é composto por três edificações. O bloco A tem 12 salas de multiuso, refeitório, cozinha, despensa, área de convivência e sanitários com acessibilidade a deficientes e crianças.

O B abriga o setor administrativo no térreo e auditório no piso superior, e será compartilhado pela educação e cultura. O Bloco C é formado por três salas de música e duas de dança, tablado para atividades diversas, galeria e sala de desenhos, setores administrativos, copa e sanitários. Os blocos B e C têm plataformas elevatórias para acesso de cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.

No total, o complexo tem 4.230m² de área construída e mais 5 mil m² de espaços externos. É o primeiro Cais (Centro de Atividades Integradas de Santos) construído no conceito de educação integral. A cidade também conta com o Cais Colégio Santista, na Vila Nova.

Homenagem

Milton Teixeira, que morreu no dia 10 de setembro aos 81 anos, fundou em 1961 o Colégio Santa Cecília, que deu origem à maior Instituição de Ensino Superior da Baixada Santista,  a Unisanta; foi presidente do Santos F.C. de 1984 até 86; vice-presidente em 1976, 1977 e 1983; e presidente do Conselho Deliberativo de 1989 a 1992. Publicou 12 livros e presidiu a Academia Santista de Letras de 1980 a 1982. Também trabalhou como jornalista em O Diário e na sucursal de Santos de O Estado de S. Paulo.

FONTE: Prefeitura Municipal de Santos