O sistema de detecção de invasão via celular, criado pelo professor de Engenharia de Computação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Fernando Branquinho, foi destaque no jornal A Tribuna em maio. A Branqs Automoção, que faz parte da Incubadora de Empresas de Santos há um ano e meio, é a empresa responsável pelo projeto, que foi realizado após um assalto à incubadora, durante a madrugada, em fevereiro.

O equipamento é simples e pode ser instalado em residências, fábricas ou empresas. Ao detectar o invasor, um sensor envia um sinal e faz com que o sistema ligue para o número programado. Nem é preciso atender ao telefone (o que torna o sistema mais acessível). Outro detalhe é que os ladrões não têm como saber que foram flagrados, pois não é emitido nenhum sinal no local, facilitando assim o trabalho da polícia.

Fernando Branquinho revela que muitos colegas da incubadora estão utilizando o sistema e há outros interessados, já que o sistema não tem gastos com manutenção mensal.

Apesar do sucesso com o detector de invasão, a Branqs Automoção tem como forte produtos de automoção de máquinas industriais, tanto que fará parte da Feira Internacional de Tecnologia de Alimentos. O evento ocorre de 12 a 15 de junho, no Anhembi, em São Paulo.

Diversos projetos da UNISANTA também fazem parte da Incubadora de Santos, como a empresa de gerenciamento eletrônico de dados, Gradual Tec, do ex-aluno de Bacharelado em Matemática, Rinaldo Tavani Pinheiro, que foi homenageado durante o 3º aniversário da Incubadora de Empresas de Santos.