A maratonista aquática da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Ana marcela Cunha, entrou para a história do esporte e dos Jogos Pan-Americanos nesta terça-feira (5). A participar das cerimônias da chegada do fogo pan-americano ao Brasil, na região de Porto Seguro, na Bahia, ela foi a primeira atleta em atividade a conduzir o fogo simbólico da maior competição das Américas.

Ana Marcela, de 15 anos, e que participará da prova dos 10 km de maratona aquática dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, recebeu a tocha das mãos do ex-jogador de voleibol e bicampeão olímpico Giovane Gaio, que precedeu o Wilson Gomes Carneiro, o primeiro atleta brasileiro a conquistar uma medalha em Jogos Pan-Americanos, a quem coube a honra de iniciar o revezamento do transporte da tocha pelo território nacional.

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou no Aeroporto Internacional de Porto Seguro, às 10h45, desta terça-feira (5), trazendo o fogo simbólico do México, que iniciou o percurso de 38 dias até chegar ao Rio de Janeiro, na cerimônia de abertura no dia 13 de julho.

ACENDIMENTO – A tocha oficial da competição foi acesa e o revezamento teve início no trecho de Santa Cruz Cabrália até Porto Seguro. A chama vai passar por 51 municípios, incluindo as 27 capitais estaduais e Santos. As cidades foram escolhidas pela importância histórica, econômica e turística. Cada uma vai representar os 42 paisses que vão disputar os Jogos do Pan. Aproximadamente 3 mil pessoas irão conduzir a tocha em todo o País.

Depois de horas de viagem, a chama simbólica chegou à Bahia e foi entregue pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Nuznan, ao governador da Bahia, Jaques Wagner. Ainda no saguão do aeroporto, índios da comunidade Pataxó saudaram os visitantes.

A lanterna com a chama seguiu para o município de Santa Cruz Cabrália, para a aldeia indígena Pataxó de Coroa Vermelha, na praça onde foi rezada a primeira missa no Brasil – em 26 de abril de 1500. O fogo simbólico foi conduzido pelo prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal. Em Coroa Vermelha, a chama foi entregue ao prefeito de Santa Cruz Cabrália, José Ubaldino, ao cacique Aruã e ao ministro dos Esportes, Orlando Silva.

Com a chama acesa, será iniciado, hoje, o revezamento da tocha pan-americana pelo Brasil. Às 10h30, um avião da Força Aérea Brasileira chegará em Porto Seguro, no extremo sul do estado, e a chama seguirá para Santa Cruz Cabrália – local do início do revezamento por ser onde aconteceu o descobrimento do Brasil.

Na próxima segunda-feira (11), ela chegará à Brasília, onde será recebida pelo presidente Lula, no Palácio do Planalto. Antes disso, no próximo sábado (9), a tocha passa por Salvador, percorrendo vários pontos da cidade, com destaque para o Campo Grande, Dique do Tororó e Igreja do Bonfim. O encerramento do revezamento acontecerá no dia 13 de julho, no Estádio do Maracanã, no Rio, durante a cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos.

Na Bahia, toda programação é coordenada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes. Weslen Moreira, coordenador de esportes da Setre, desde a semana passada, está em Porto Seguro tomando todas as providências para organizar o revezamento na região.

O ministro do Esporte, Orlando Silva, a ministra do Turismo, Marta Suplicy, o prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, e o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos (CO-RIO) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, que integram a comitiva oficial que trouxe a chama do México, estiveram presentes à primeira cerimônia oficial do Revezamento no país, em Porto Seguro. A eles juntaram-se o governador da Bahia, Jaques Wagner, o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, o prefeito de Santa Cruz Cabrália, José Ubaldino Alves Pinto, e o prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, entre outras autoridades estaduais, municipais e parlamentares.

Para o ministro do Esporte Orlando Silva, a chegada da tocha em Cabrália e a sua condução por jovens que integram o Segundo Tempo mostra qual deve ser a tônica dos Jogos Pan-americanos a partir de agora: “o Pan – 2007 é de todo o Brasil e é uma realização exitosa (sic) do governo federal em parceria com as esferas estadual e municipal”, destacou.