Depois de obter o sétimo lugar na etapa de Portugal, a nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Monick Avelino Peres, seguiu nesta terça-feira (5), para a etapa da Espanha do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas de 10 km, marcada para sábado (9), em Sevilha, na Espanha.
Monick viaja como prêmio pelo terceiro lugar na seletiva para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007, que qualificou as duas primeiras colocadas, Poliana Okimoto e Ana marcela Cunha, também da UNISANTA, para a competição no Rio de Janeiro.
Na Espanha, além de Monick, também representarão o Brasil Poliana Okimoto e Allan do Carmo, outro atleta pan-americano e Carlos Pavão, terceiro colocado masculino na seletiva. Também seguiram para a Espanha os técnicos Carlos Rogério Arapiraca, da UNISANTA, e Ricardo Cintra. O chefe da delegação é Igor de Souza.
Em Sevilha, no rio Guadalquivir, estarão atletas de peso das maratonas aquáticas. O campeão e o vice-campeão mundial este ano em Melbourne tentarão reeditar o ótimo duelo que travaram na Austrália. O russo Vladimir Dyatchin venceu o alemão Thomas Lurz na batida de mão depois de 10 quilômetros de batalha. Dyatchin fez o percurso em 1h55m32s52 e Lurz em 1h55m32s58. Também estarão na Espanha, o medalha de bronze do Mundial, o russo Evgeny Drattsev e os outros que completaram os 10 primeiros lugares do Mundial de Melbourne.
Entre as mulheres, a russa campeã mundial Larisa Ilchenko não estará, mas competem a inglesa Cassandra Patten e a australiana Kate Brooke-Peterson, respectivamente, prata e bronze em Melbourne.
Para os brasileiros será uma boa preparação rumo ao Pan do Rio. A argentina Pilar Geijo, quarta colocada na etapa de Setúbal, em Portugal, estará de volta. Espera-se também a participação de outros que estarão no Rio em julho como as americanas Chloe Sutton e Kalyn Keller, a venezuelana Andreina Pinto e as mexicanas Alejandra Galan e Lily Anzueto. No masculino, os norte-americanos Chip Peterson e Francis Crippen, o venezuelano Ricardo Monastério e os mexicanos Manuel Chiu e Luis Escobar.