O professor do curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Adelto Gonçalves, é um dos 13 articulistas publicados na edição de abril da Revista de História da Biblioteca Nacional. Nesta edição, foram reunidos autores para compor o dossiê intitulado “A outra face de Tiradentes. Dúvidas e polêmicas sobre a Inconfidência Mineira”.

Gonçalves contou no artigo “Desonrados e banidos”, um pouco sobre alguns inconfidentes que sobreviveram ao exílio e tiveram a chance de retornar ao Brasil. “Com exceção de Tiradentes, os demais inconfidentes se livraram da forca, mas não do desonroso degredo, tendo pouco deles experimentado a ventura de retornar ao Brasil depois de cumprida a pena”, escreveu o professor.

Sobre o autor – Adelto Gonçalves é mestre em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana e doutor em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo. É autor de Fernando Pessoa: a Voz de Deus (Santos, Ed. Universidade Santa Cecília, 1997), Gonzaga, um Poeta do Iluminismo (Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1999), Barcelona Brasileira (Lisboa, Nova Arrancada, 1999; São Paulo, Publisher Brasil, 2002) e Bocage – o Perfil Perdido (Lisboa, Caminho, 2003), entre outros.

É colunista do suplemento Das Artes Das Letras do jornal O Primeiro de Janeiro, do Porto, e colaborador das revistas Vértice, Colóquio/Letras e Metacrítica, de Lisboa, Forma Breve, da Universidade de Aveiro, e Letteratura-Tradizione, da Universidade de Perugia, Itália. No Brasil, escreve em publicações acadêmicas como Metamorfoses, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Revista do Centro de Estudos Portugueses, da Universidade Federal de Minas Gerais, e nos jornais A Tribuna, de Santos, A Tarde, de Salvador, Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro, Gazeta Mercantil, de São Paulo, Jornal Opção, de Goiânia, Campo Grande News, de Campo Grande-MT, entre outros. É sócio-correspondente da Academia Brasileira de Filologia.