Renan Ribeiro, professor da Universidade Santa Cecília e integrante do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta, concedeu entrevista ao jornal A Tribuna, sobre a importância de capacitar gestores ambientais que “entenda perfeitamente a necessidade de um planejamento adequado que deve contemplar os aspectos econômicos, sociais e ambientais”.

Ele cita o curso de Mestrado em Auditoria Ambiental, oferecido pela Unisanta, declarando que este tem ajudado a formar profissionais que consigam identificar e solucionar problemas da área ambiental, além de entender as implicações biológicas, jurídicas, econômicas, sociais e culturais.

Segundo Ribeiro, para atrair investidores para a área, é necessário obter um ambiente de segurança jurídica. “É imprescindível que os empreendedores tenham uma visão holística, não pensem apenas no lado econômico e social, é preciso que estejam também preocupados com o meio ambiente”.

O integrante do NPH-Unisanta acredita que um dos motivos para a falta de empreendedores na área ambiental são os regramentos realizados pelo Ministério Público, que podem demorar. Mas Renan afirma não ser contra a legislação ambiental, acreditando que esses procedimentos sejam importantes para garantir que nem o investidor nem o meio ambiente saiam prejudicados.