O professor universitário Adilson Luiz Gonçalves,  pesquisador do Núcleo Avançado da Associação para Colaboração entre Portos e Cidades (RETE), da Universidade Santa Cecília (Unisanta), e do Núcleo de Estudos Portuários, Marítimos e Territoriais (Nepomt), foi convidado pelo site Porto Gente para falar sobre a regionalização dos portos no Brasil.

Segundo ele, os governos e a iniciativa privada, incluindo as universidades e os institutos de pesquisa locais, devem atuar no estudo e elaboração de propostas que levem em conta as especificidades de cada região portuária. “Também no âmbito da pesquisa científica, não faz sentido centralizar o estudo do sistema portuário nacional numa única instituição, por mais notória que seja sua expertise. Mais uma vez, num país com as dimensões continentais, a centralização não é a melhor alternativa. Holanda e Bélgica, mesmo sendo países de pequena extensão territorial, têm seus principais portos geridos por instituições locais”.

Veja a entrevista completa no seguinte site.