A pesquisa Perfil Infecto-parasitário dos Pombos de Santos e Avaliação Populacional, realizada pelo professor da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Eduardo Ribeiro Filetti, concluiu que a cidade de Santos abriga cerca de 160 mil pombos, uma média de um pombo para cada 2,61 habitantes. No entanto, as aves não apresentam grandes riscos à saúde da população. Isso pôde ser constatado a partir da análise das fezes dos animais.
O estudo, publicado na última semana em A Tribuna, foi realizado nos 29 pontos de maior concentração dessas aves, principalmente o Porto de Santos, durante os meses de fevereiro e novembro deste ano.
Segundo Filetti, o número revela uma superpopulação desses animais, pelo fato de os pombos não terem predadores em Santos. Uma pesquisa feita há 12 anos mostrava que em Santos havia 80 mil pombos, metade do número atual.
‘Há três causas básicas para o aumento do número. A primeira é que não existem gaviões em Santos, os predadores dos pombos; a segunda é a abundância na oferta de alimentos, basicamente no cais santista (em 1995, o Porto abrigava menos terminais de movimentação de grãos, alimento dessas aves); e, terceiro, também parece ter aumentado entre os cidadãos a cultura de alimentar os pombos’, enumerou Filetti.
O professor e veterinário ainda ressaltou que é importante que se diga que casos graves de doenças, como toxoplasmose, só podem acontecer se a pessoa ingerir carne mal passada de pombo, que apenas o contato das fezes com a pele não causa a doença. "Uma vez em contato com a pele humana, as fezes podem originar reações alérgicas ou problemas dermatológicos", conclui Filetti.
Homenagem
Eduardo Filetti recebe homenagem da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) "SOS Animais de Rua". O Organização realiza solenidade de entrega de diploma de mérito a parceiros de diversos segmentos, colaboradores e voluntários e diversas personalidades locais relacionadas a causa animal, na próxima segunda (17/12), às 19h, no Auditório da UNIFESP, localizado na Av. Almirante Saldanha da Gama,89, Ponta da Praia, em Santos.