O convênio da Universidade Santa Cecília (Unisanta) com a Marinha do Brasil, firmado no dia 22/6, foi notícia no caderno Porto & Mar, do jornal A Tribuna deste sábado (23/6).

Em matéria de seis colunas, em meia página, o destaque foi uma possível parceria na construção de um submarino nuclear. A ideia da Autoridade Marítima é obter auxílio, principalmente, na pesquisa de biotecnologia. Entre as pesquisas que precisarão ser desenvolvidas, está a purificação do ar, quando a embarcação estiver mais de 30 dias sem contato com a atmosfera.

A cerimônia que ocorreu no auditório da Unisanta, contou com a presença do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, o almirante-de-esquadra, Wilson Barbosa Guerra e reuniu empresários e autoridades, como o prefeito João Paulo Papa.

Outras linhas de pesquisa foram abordadas, entre elas, as voltadas para o porto e o pré-sal. O professor-doutor do curso de Biologia Marinha, Fábio Giordano, citou estudos de áreas para descarte de material dragado e os relacionados à velocidade das correntes.

Conhecer a realidade do porto, com a ajuda da Marinha, foi observado pelo docente. “Nós vivemos uma realidade um pouco menor, que é o estuário. Conhecer essa grande fronteira com o oceano significa fazer com que nós conheçamos a nossa própria realidade do Porto”.