A matéria, de um terço de página com fotos, “Gravuras na Pinacoteca”, publicada no caderno Galeria do Jornal A Tribuna desta terça-feira, 3/05, fala sobre a I Bienal Internacional da Gravura – Santos 2011, que será realizada a partir da próxima quinta-feira na Pinacoteca Benedito Calixto. A Bienal tem apoio da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e comemora os 50 anos do Complexo Santa Cecília.

A professora da Unisanta Márcia Santtos, idealizadora do evento, foi entrevistada para a reportagem, que explicou ao leitor o que será a Bienal e quais serão suas atrações.

A exposição busca não só mostrar uma parcela do que é produzido mundo afora, como também ampliar a discussão e incentivar a produção da gravura original contemporânea e também possibilitar o conhecimento de novos artistas nacionais e internacionais.

Foram selecionadas, para a exposição no Casarão Branco, 258 gravuras. Entre os jurados estão os artistas plásticos e arte-educadores Aba Kalassa El Banat, Augusto Sampaio e Fabrício Lopez. Os três primeiros colocados foram: Clebio Maduro (Lagoa Santa/MG), Cleiri Cardoso (Capital/SP) e Traian Glicor (Entringen/Alemanha). Eles receberam como prêmio um diploma.
Participaram da seleção 261 artistas plásticos de todo o mundo. 35 países serão representados na mostra, que teve 582 obras inscritas. A I Bienal Internacional de Gravura reunirá eventos como a palestra com os renomados professores Evandro Carlos Jardim, Marco Butti e Cláudio Mubrac. Eles falarão sobre a história, as técnicas e discutirão os caminhos da gravura.
O lançamento da revista AJAx nØ 1 também faz parte da mostra. Outra atração é o artista plástico Fabricio Lopez, que executará um lambe-lambe (cartazes colados na rua, como uma forma de intervenção urbana), nos muros da Pinacoteca.

A Bienal funciona até o dia 5 de junho. O evento é aberto ao todo o público, com entrada franca.