O título, “Ela não queria ser exemplo. Mas foi”, dado à matéria publicada na terça-feira, 31/05, define bem o que era Izabela Carvalho de Freitas, ex-aluna de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Iza ou Belinha, como era conhecida pelos muitos amigos que tinha, faleceu dia 21/05, aos 30 anos. A reportagem trouxe depoimentos de amigos, entre eles Cláudia Busto, jornalista que atua no Centro de Estudos Pagu Unisanta, amiga de todas as horas de Izabela, e sua mãe, Nanci Carvalho de Freitas.

A reportagem de dois terços de página, com foto, falou da vida da jornalista e como buscava a normalidade. “Ela só queria ser normal; não queria ser exemplo para ninguém”, contou Claudia, que escreveu um livro sobre amiga no seu Trabalho de Conclusão de Curso.

Sua mãe falou sobre sua doença e de como a jornalista lidava com isso. “Saía muito para ir a barzinhos shows, a baladas. Falava bem inglês e estava sempre estudando”, contou para a reportagem.

Izabela tinha um blog, “Um pouco de quase tudo” (www.belinha.art.br), onde registrava seus planos, inquietações e suas músicas preferidas. Dia 21 de abril Iza comemorou seu aniversário de 30 anos, incentivada pela irmã mais velha Natália. Vieram amigos de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e até dos Estados Unidos.

No dia 05/05 ela saiu para comemorar seu aniversário de 30 anos com as amigas e ao voltar começou a sentir uma indisposição, que os médicos identificaram como uma crise de bronquite. Porém, após passar por exames, foi constatada uma insuficiência cardíaca severa. Izabela ficou internada, falecendo uma semana depois.

Todos lamentaram sua morte. Segundo a matéria, até mesmo pessoas famosas como o ator Paulinho Vilhena, os irmãos Sandy e Júnior e Fernando Anitelli, vocalista do Teatro Mágico.

Cláudia está abalada com a perda, mas se declarou feliz por poder homenageá-la. A reportagem destacou uma frase de Izabela, escrita no livro de Claúdia, que define como ela encarava a vida. “Se a minha deficiência é alguma forma de carma, que eu tenho de pagar erros do passado, ainda não comecei a pagá-los. Sou tão feliz com quem sou, com a família e os amigos que tenho! Acho que terei de voltar em outra vida para quitar essa dívida.”