A Universidade Santa Cecília (Unisanta) está com dois trabalhos selecionados para o 9° Seminário DoCoMoMo – Brasil, que acontece de 7 a 11 de junho, em Brasília. DoCoMoMo significa International working party for documentation and conservation of buildings, sites and neighbourhoods of the modern movement, uma Organização Não Governamental com representação em mais de quarenta países e que assessora o World Heritage Center da UNESCO. Os objetivos do DoCoMoMo são a documentação e a preservação das criações do Movimento Moderno na arquitetura, urbanismo e manifestações afins. O evento reunirá trabalhos de pesquisadores de todo o Brasil.

Um dos trabalhos apresentados pela Unisanta chama-se “O concreto na arquitetura moderna em Santos: O caso do Teatro Municipal de Santos, um relato para registro e reflexões” de autoria dos professores Luiz Antonio de Paula Nunes e Adilson Luiz Gonçalves, ambos do curso de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, e do arq. Marcelo Coelho Campos, formado pela Unisanta em 2004.

O outro trabalho, também de autoria dos também pesquisadores do Núcleo de Estudos Portuários e Marítimos – NEPOMT, intitula-se “A arquitetura do detalhe concreto: O edifício Pasteur (Santos, SP, Brasil)”, que trata de uma obra do arquiteto Marlio Raposo Dantas, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisanta e cuja produção arquitetônica já foi reconhecida como de singular importância para a paisagem urbana santista.

Com o Prof. Luiz Nunes, que apresentará os trabalhos no próximo dia 9 de junho, seguem 30 alunos da Unisanta que participarão do Seminário e aproveitarão para conhecer melhor a cidade de Brasília, projetada por Lúcio Costa, e as obras de Oscar Niemeyer, em roteiros especialmente elaborados para eles.