O recebimento da medalha Mietta Santiago por Lúcia Teixeira, presidente da Unisanta e vice-presidente do Semesp, foi lembrado no site do Sindicato em matéria nesta segunda-feira (09). É dito também que Lúcia é autora de 11 livros em diferentes áreas do conhecimento e inúmeros trabalhos culturais e sociais e que foi lembrada pela sua luta em defesa da participação feminina em todos os setores da sociedade.
O texto explica que o prêmio, criado em 2017 pela Câmara dos Deputados, homenageia iniciativas relacionadas aos direitos das mulheres e é entregue anualmente em março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Outras homenageadas serão a ministra Rosa Weber e a senadora Mara Gabrilli.
“A educadora é presidente do Centro de Estudos PAGU Unisanta, que divulga as ideias e o pioneirismo da jornalista brasileira Patrícia Galvão, que lutou pelos direitos das mulheres e dos brasileiros durante sua vida (1910-1962)”, lembra o site em outro trecho.
Em declaração ao site do Semesp, Lúcia se diz emocionada em receber o prêmio por tudo que ele significa. “Agradeço imensamente a proposição da atuante deputada Rosana Valle e a participação das 77 deputadas da bancada feminina. Com o meu nome, está representada a minha família, que trabalha comigo, unida, e todas as mulheres e pessoas que trabalham para garantir o direito e o acesso à Educação de qualidade e inclusiva, com desenvolvimento humano e justiça global”, afirma.