Por Vitor Oliveira

Realizado não só como síntese, mas também como aplicação prática do conteúdo do segundo semestre de Mecânica Geral, a proposta de desenvolvimento, fabricação e teste de treliças teve sua entrega na manhã do dia 23/11. O projeto foi conceitualmente criado e coordenado pelo prof. Me. Fernando Marques e foi muito bem recebido pelos alunos, principalmente pelo caráter desafiador e emocionante dos testes de resistência.

Um dos grupos de estudantes envolvidos foi o “Nós 5”, dos estudantes Murilo, Sofia, Talita, Breno e Igor, do terceiro semestre de Engenharia de Produção. Eles definiram o trabalho como uma proposta para conseguir aplicar os conceitos aprendidos na matéria durante todo o segundo semestre de 2019 e fugir daquele conceito da aula teórica, na dinâmica tradicional de ensino, além de tornar o aprendizado mais dinâmico e atrativo para todos.

Segundo Murilo Morgado, do “Nós 5”, o grupo conseguiu definir o modelo estrutural da treliça em um dia e desenvolveu tudo por meio de softwares específicos. A treliça foi construída com o uso dos computadores a laser do InovFabLab. Na opinião do aluno, se não fosse o laboratório de última geração: “Aí sim as coisas ficariam complicadas”. O maior desafio do grupo foi sair do padrão quadrado de treliças para uma triangular. A estrutura também chamava atenção por ser ornamentada com três cores de tinta para MDF.

No sábado (23/11), foram realizados os testes inéditos das treliças construídas, começando com um peso mínimo de 5kg e indo até onde a estrutura aguentasse, algo na prática muito emocionante. Havia ocasionalmente a possibilidade de quebra de tal objeto pelo excesso de peso.

Os únicos pré-requisitos do trabalho eram as dimensões máximas da treliça (200mm de altura e 400mm de comprimento).