A capacitação de alunos pela Universidade Santa Cecília (Unisanta) para atender ao pré-sal e aodesenvolvimento do Porto de Santos foi citada pelo Jornal Folha de S. Paulo. A matéria foi publicada neste domingo (14/3), seção Cotidiano, com o tema “Corrida pelo pré-sal atrai profissionais e vestibulandos”.
O ex-aluno de Pós-graduação em Engenharia de Petróleo, Odalécio Costa Martins, voltou para a Universidade, em busca de uma especialização. “Não fui buscar um trabalho, o que eu quis foi aumentar a minha empregabilidade, ter uma opção a mais”, diz ele, funcionário de uma multinacional há 20 anos. Ele também fez Engenharia Elétrica na Unisanta.
Jorge Ozores, que trabalha no Porto há 11 anos, resolveu voltar para a escola assim que viu a movimentação crescer. “Senti o mercado aquecendo e corri para entender mais sobre o Pré-Sal”, comenta o aluno de Logística Portuária da Unisanta.
Segundo as informações, na Petrobras, o salário inicial de um engenheiro é por volta de R$ 5.000,00. Em cinco anos, contudo, os rendimentos podem chegar a R$ 15mil. Este é um dos motivos do crescimento no número de estudantes, na procura pelo curso, único de pós-graduação da região citado na matéria.