Por meio de uma parceria com a creche "Projeto Tia Egle", o Programa Turma Ecológica ganha um espaço para atender inicialmente 40 crianças e adolescentes de 8 a 16 anos. No último sábado (13/03), o Instituto EcoFaxina deu início às atividades de Educação Ambiental com crianças e adolescentes da região do Dique da Vila Gilda, Zona Noroeste de Santos. Com o início do programa, a creche, que funcionava de segunda a sexta-feira, agora funcionará também aos sábados.
O Programa Turma Ecológica, que faz parte do "Projeto EcoFaxina de Recuperação e Conservação do Estuário de Santos" desenvolvido por alunos da Universidade Santa Cecília (Unisanta), tem como objetivo principal introduzir uma agenda ambiental com fundamentos na ecologia, relacionada ao bem-estar social e conceitos de envolvimento sustentável, provocando nas crianças ações ambientais no seio da família e propiciando um diálogo através do caráter transformador da Educação Ambiental para a construção de uma sociedade sustentável.
As atividades variam de acordo com as turmas, divididas por faixa etária e nível de aprendizado. Durante o primeiro contato, foram organizadas dinâmicas de apresentação e iniciação à ecologia. A sequência do conteúdo irá abranger conceitos de ecologia e envolvimento sustentável, biomas brasileiros com ênfase nos ecossistemas estuarino e costeiro, os impactos do lixo na natureza, separação e encaminhamento correto de resíduos domiciliares e campanhas de higiene pessoal, economia de água e de luz.
Além das atividades teóricas, abordadas sempre de forma lúdica e com linguagem adequada, paralelamente serão desenvolvidas oficinas temáticas e atividades práticas envolvendo artes plásticas, música e teatro.
O Programa Turma Ecológica fará ainda um levantamento socioambiental através de um questionário que será aplicado às famílias de baixa renda da região.
Para complementar o aprendizado, serão realizadas excursões de caráter pedagógico em defesa do meio ambiente com monitores treinados. As excursões acontecerão nos últimos finais de semana de cada mês, com visitações a parques naturais, museus, aquários e casas de cultura.
O "Projeto EcoFaxina de Recuperação e Conservação do Estuário de Santos" teve o início de suas atividades em 14/10/2008 e já contempla diversas ações socioambientais na região estuarina da Baixada Santista. Estudantes do 4º ano da Faculdade de Ciências Biológicas com ênfase em Biologia Marinha da Unisanta que integram o projeto darão o apoio pedagógico para o desenvolvimento das atividades.
Os benefícios pretendidos com o Programa Turma Ecológica são o incremento na Educação Ambiental das crianças carentes que residem na Zona Noroeste do Município de Santos, tornando-as agentes multiplicadores de costumes sustentáveis em sua famílias, colegas e amigos, tendo como consequência a elevação da consciência ambiental nas comunidades.