Membro do comitê organizador do Mundial Interclubes da FIFA, Marcelo Teixeira, Pró-Reitor Administrativo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), viajou para Zurique, na Suíça, no último domingo (14), onde participa da 21ª. reunião ordinária do comitê, na sede da principal entidade do futebol mundial.
Na pauta da reunião está programada a discussão de todos os detalhes do Mundial de 2010, programado para acontecer em dezembro em Abu Dhabi, em Dubai. Itens como o calendário das partidas, os torneios continentais classificatórios, regulamento da competição, ações de marketing e transmissão de TV, estadia, segurança e os estádios que serão utilizados na disputa estão inclusos no encontro que será aberto pelo presidente da FIFA, Joseph Sepp Blatter.

Joseph Blatter e Marcelo Teixeira na FIFA
Outro ponto importante será a discussão dos países interessados em sediar as versões de 2011 e 2012 do Mundial de Clubes, uma vez que o acerto com Dubai se encerra neste ano. "A FIFA vai nos mostrar os países interessados, para serem avaliados pela comissão", detalha Teixeira.
Ex-presidente do Santos FC e conselheiro nato da entidade, Teixeira aproveitará sua permanência em Zurique para discutir com o presidente Blatter o projeto de lei 5.186/2005, que acaba de ser aprovado na Câmara dos Deputados e que modifica a Lei Pelé. “O advento deste projeto de lei é importante para o futebol brasileiro, pois entre diversas alterações necessárias na Lei Pelé, o PL 5186 assegura mais direitos ao clube formador, como indenizações por transferências antes do tempo”, disse. Teixeira irá também discutir com Blatter formas para garantir uma maior permanência dos atletas em seus países de origem. “Além de fortalecer os torneios nacionais de países como Argentina, Brasil, Uruguai, Costa do Marfim, com a presença de seus ídolos, penso que a permanência dos atletas em seus países ajudará ainda na falta de caracterização das seleções nacionais, já que hoje temos brasileiros, argentinos, argelinos entre outros, atuando por selecionados de outros países, descaracterizando competições de seleções”.
Teixeira também justificará à FIFA os motivos da não realização do inédito Campeonato Mundial de Clubes Feminino, programado para março deste ano em Santos, devido às eleições presidenciais do Santos FC, no último mês de dezembro, e a atual diretoria ter outros planos para a modalidade.
Envolvimento com o esporte – Marcelo Teixeira tem um vínculo muito forte com o esporte, provavelmente herdado de seu pai Milton Teixeira, chanceler da Unisanta. Ainda jovem, assumiu o cargo de assessor presidencial do Santos FC, chegando à presidência. Por sempre acreditar no esporte como componente importante na formação dos jovens, Teixeira se destaca como educador, além de dirigente esportivo. Ao lado de sua família, Teixeira tem levado a equipe de natação da Unisanta (1ª força da natação brasileira entre as instituições de ensino) ao lugar mais alto do pódio, em competições nacionais e internacionais. Preside a comissão organizadora da maior competição universitária do Estado de São Paulo, os Jogos da Unisanta, entre outras ações que comprovam o investimento constante no esporte.