Em matéria intitulada  “Não enfrente a água, peça ajuda”, no jornal A Tribuna nesta terça feira (1/3), o coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Carlos Alberto Amaral Moino, comenta sobre o que fazer com os carros nas enchentes.

Carlos explica que só se deve atravessar uma área alagada com o carro se o nível de água estiver abaixo do eixo da roda, ou seja, só se água cobrir menos que a metade da roda. Entretanto, o motorista deve ficar atento com os buracos “imprevistos” ou com a formação de ondas nas vias pelo fluxo de outros veículos, pois se água entrar no escapamento ou na ventilação do carro, poderá ocorrer danos no sistema ou um “calço hidráulico”. O calço hidráulico ocorre quando entra água ou acumula óleo no interior da câmara de combustão, provocando um travamento abrupto e consequente empeno ou ruptura das peças (bielas).

“Nunca tente ligar o carro (se ele desligar em uma enchente). Se ligar o veiculo provavelmente ocorrerá um calço hidráulico com consequente dano material em partes móveis ligadas aos pistões dentro da câmara onde ocorrem as explosões do combustível”, afirma o coordenador.

A matéria saiu na coluna Cidade, na folha A-5, com fotos.