Nesta quarta-feira (2/03), às 11h, as duas maratonistas da Unisanta, Poliana Okimoto Cintra e Ana Marcela Cunha, que foram prata e bronze (respectivamente) na 2ª etapa da Copa do Mundo da FINA, que aconteceu na última sexta-feira (26), em Abu Dhabi, atenderão a Imprensa, no Consistório da Instituição.

A coletiva é uma oportunidade para que os veículos também abordem a preparação para os Jogos Olímpicos, pois as duas nadadoras estão com vagas garantidas e são as únicas representantes do Brasil na modalidade feminina.

As atletas também farão um breve treino na piscina da Unisanta, a partir das 9h30, quando será possível fazer imagens, sem interrupção do treino.

Local: Consistório da Universidade Santa Cecília – Unisanta – Rua Oswaldo Cruz, 277, Boqueirão, em Santos
Dobradinha da Unisanta na Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, em Abu Dhabi

As maratonistas olímpicas de águas abertas Universidade Santa Cecília (Unisanta), Poliana Okimoto Cintra e Ana Marcela Cunha, subiram ao pódio na 2ª Etapa da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, competição da FINA com percurso de 10 km (olímpico). A prova aconteceu na manhã de sexta-feira passada (26), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Poliana ficou com a prata ao completar a prova em 1h58m19.8s e a Ana com o bronze, batendo um milésimo de segundos depois, com 1h58m19.9s. O ouro foi para a francesa, Aurelie Muller, que chegou em 1h58m05.0s.

“Só tenho que agradecer a Deus pelo dia de hoje! Agradeço o segundo lugar na Etapa da Copa do Mundo de Abu Dhabi, em uma prova muito forte, onde consegui nadar bem e me sentir bem durante a prova”, contou Poliana.

Para Ana Marcela a prova foi de altíssimo nível técnico. “Nadamos com oito das dez atletas que estarão nos jogos olímpicos do Rio. Estou bem satisfeita com o resultado, principalmente, por ser minha primeira prova da temporada e pela fase de treinamento pesado que estamos executando. O que vale é que fiquei no pódio e mantive a regularidade”, comentou a maratonista.

Copa do Mundo 2016 – Poliana conquistou a medalha de prata na primeira etapa do circuito, em 7 de fevereiro, no Rio Negro, em Viedma, na região da Patagônia (Argentina). Na ocasião, a italiana Rachele Bruni ficou com o ouro. Ana Marcela não participou desta primeira etapa.

Sobre Poliana – Poliana Okimoto tem um histórico brilhante em Mundiais. Em Roma (2009), foi bronze na prova dos 5 km feminino e, em Barcelona (2013), foi ouro nos 10 km, prata nos 5 km e bronze nos 5 km por equipe. Entre as conquistas de Poliana em outras competições, destacam-se: 1º lugar no Mundial da FINA 2013 (10 km) – Barcelona, 1º lugar do ranking final do Circuito da Copa do Mundo 2009 – (10 km) e 2º lugar nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 (10 km) – Rio de Janeiro/RJ. Foi considerada pela revista americana “Swimming World” como a melhor atleta do mundo em águas abertas e terminou 2013 eleita como a melhor atleta olímpica do Brasil.

Sobre Ana Marcela – Eleita atleta do ano de 2015 pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e melhor maratonista aquática do mundo, também em 2015, pela FINA, Ana Marcela conquistou, entre os principais títulos: ouro nos 25km, prata no revezamento misto e bronze nos 10km do Mundial de Esportes Aquáticos de Kazan; medalha de prata no evento teste – Olimpíadas Rio 2016.

Foi eleita a melhor atleta do mundo pela FINA e a melhor atleta de maratonas aquáticas pelo COB (pela 4ª vez); tricampeã do Circuito Mundial 10 km/FINA; campeã e recordista da Travessia Capri – Napoli – 36km; octacampeã do Circuito Brasileiro Cat. Absoluta/CBDA – campeã de cinco das seis etapas realizadas e medalha de ouro/Campeã Mundial de Esportes Aquáticos Shangai – 25 km/FINA.

Ana Poliana