O Complexo Poliesportivo da Universidade Santa Cecília (Unisanta) recebeu na tarde desta terça-feira (1º) a visita técnica de membros do Comitê Olímpico da Eslovênia.

A assessora da delegação, Anja Mrak, e os integrantes do comitê, Borut Kolaric e Ziga Dobnikar, vieram conhecer as instalações da Unisanta pois têm interesse em trazer atletas eslovenos para um período de treinos e adaptação no Brasil antes dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

A escolha do município de Santos tem, segundo Anja, razões ligadas à semelhança, em vários aspectos, com a cidade sede das olimpíadas. O fato de Santos estar localizada ao nível do mar, além do clima e aspecto da região chamaram a atenção dos estrangeiros, assim como das delegações da Itália (equipes de natação e maratona aquática) e Japão (maratona aquática), que já optaram por Santos e pela Unisanta como local de treinamento pré-olímpico.

“Estivemos em São Paulo e algumas cidades da região do ABC, mas as características de Santos são mais adequadas aos nossos objetivos”, disse a assessora, que também conheceu o ginásio Arena Santos e outros equipamentos públicos.

Infraestrutura – Vinícius Almeida, da gestão esportiva da Secretaria Municipal de Esportes de Santos, e anfitrião da comitiva eslovena durante a permanência na cidade, fez questão de acompanhar o trio na visita à Unisanta. A Universidade é a única da Baixada Santista credenciada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para receber atletas visando a treinos aos Jogos Olímpicos deste ano.

Na Unisanta, o espaço destinado à natação é o que mais interessa aos eslovenos para treino de seus atletas. O grupo ficou impressionado com a estrutura da piscina olímpica, coberta e aquecida, da Universidade.

“É perfeito, incrível. Tudo de alto nível. As balizas, o teto retrátil, tudo está exatamente dentro dos padrões internacionais e que encontraremos nos Jogos Olímpicos”, disse Anja.

A coordenadora da natação da Unisanta, Rosa do Carmo José, acredita que a vinda dos atletas estrangeiros irá contribuir em todos os sentidos. “Será uma mistura de culturas com valor inestimável. O Brasil tem história na natação, mas todos saem ganhando com a troca de experiências”.

Dentro de 15 dias, o comitê irá informar sua decisão, mas a previsão é de que os atletas da natação e, talvez do triatlo, estejam na Unisanta no período de 27 de julho até 2 de agosto.