Rinio Brutomesso falou sobre o desafio da relação porto-cidade

Compatibilizar interesse de um município que é portuário e ao mesmo tempo tem uma grande vocação turística. Este é um dos desafios da relação Porto-Cidade segundo Rinio  Bruttomesso, diretor do Comitê Cientifico da Associação entre Porto e Cidade (Rete), que  esteve em Santos para diversas atividades, a convite da Rete/Unisanta. À reportagem do Caderno Porto&Mar de domingo (6/12), ele disse que não há  como evitar conflitos decorrentes das operações portuárias, mas é preciso estabelecer um diálogo constante para resolver questões de forma harmônica.

“A atividade portuária não pode criar um problema para quem vive ali. É preciso buscar uma solução para conviver. A palavra é justamento essa: convivência entre a vida portuária e a vida urbana”, disse.

Outro assunto discutido são os efeitos das alterações climáticas nessas cidades e a necessidade de adaptações a esses impactos.

No dia 30 de novembro, o professor e arquiteto italiano, Rinio Bruttomesso, ministrou uma palestra sobre a melhor relação entre Cidade e Porto para alunos do Mestrado em Ecologia e Pós-Graduação, além de supervisionar leituras de alunos. O assunto abordado foi tema do Caderno Porto & Mar deste domingo (06), do Jornal A Tribuna, na página C-6.