A matéria “Foram-se 17 anos. Mas isso é só o começo para essa turma”, de página inteira com fotos, com direito à chamada na capa, conta a história dos 24 alunos que ganharam uma bolsa de estudos integral do Complexo Educacional Santa Cecília. Assinada por César Miranda, a reportagem foi publicada na editoria Baixada Santista do Jornal A Tribuna de domingo, 10/04.

Em comemoração ao centenário do jornal, em 26 de março de 1994, o Complexo Educacional Santa Cecília concedeu a alguns bebês nascidos naquela data bolsas de estudos. De acordo com a reportagem seriam sorteadas, inicialmente, 14 vagas destinadas exclusivamente a famílias de baixa renda. Porém, sensiblizados com o número de interessados os responsáveis pelo Santa Cecília agraciaram os 24 inscritos.

Porém, por motivos de distância alguns ingressaram na instituição mais tarde, e outros dois infelizmente perderam suas bolsas por repetir o ano. Há outros que só vão tirar proveito da bolsa na Universidade, por opção

O jornalista fez um bate-papo com 12 desses alunos, que contaram suas histórias e algumas curiosidades, como o caso das festas de 15 anos das garotas que tiveram que combinar as datas para ninguém faltar em nenhum delas.

A amizade e o vestibular também foram pauta da conversa entre Miranda e os estudantes. Nem todos definiram qual curso universitário vão fazer, foram citados os de Farmácia, Odontologia, Fisioterapia, Arquitetura e Ciência da Computação.

O pró-reitor administrativo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Marcelo Teixeira, destacou o comportamento exemplar e a dedicação aos estudos dos bolsistas. Já a presidente da Unisanta, Lúcia Maria Teixeira Furlani, afirmou que eles não serão os únicos beneficiados com a qualidade de educação que tiveram, a comunidade em geral ganha.

De acordo com a reitora da Unisanta, Sílvia Ângela Teixeira Penteado, o programa de concessão de bolsas contribui também para transformar as famílias dos jovens, que levam mais conhecimentos culturais e sociais para casa.

Os 12 jovens se formam este ano no Ensino Médio, curiosamente o mesmo ano em que o Complexo Educacional Santa Cecília completa 50 anos.

Participaram do bate-papo a diretora do Colégio Santa Cecília, Marilisa Grotonne, os alunos Anaeliza Figueiredo dos Santos, Bruno Bottiglieri Costa, Emerson Nascimento da Anunciação, Gustavo Gadi Borges, Isabela Fernandes T. Pereira, Willian Soares Marth Silva, Willian Gomes de A. Gomes, Andressa Teixeira Pimenta, Bruna Bonfim de Oliveira, Davi Afonso Souza da Silva, Lucas Miranda D. de Figueiredo, Naruma de Oliveira Saka e Rodrigo Silva de Santana.