A Universidade Santa Cecília (Unisanta) participou do Neorama 2013 com três Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), conforme permitido pelo regulamento, e obteve os dois primeiros lugares. O julgamento dos projetos foi feito por uma banca independente formada por empresários e especialistas nas áreas de desenvolvimento tecnológicos empresariais e inovação, com foco nas oportunidades de negócios. O evento aconteceu no último sábado (19/10).

O primeiro lugar foi atribuído ao trabalho Sensor de Nível para Deficientes Visuais, elaborado pelos alunos Bruno Fernandes Defeu, Diego Martin Cuesta e Murilo Affonso Prando, que fizeram estudo é sobre um equipamento que pode ser acoplado a qualquer tipo de recipiente de armazenamento de líquidos, tais como copos e jarras, que detecta o nível de preenchimento de líquido, para deficientes visuais.

Este dispositivo tem o seu funcionamento baseado em um sensor de nível, que emite um sinal sonoro quando o líquido disposto no reservatório atinge um nível pré-determinado pelo usuário. Os acadêmicos foram orientados pelos professores doutores José Carlos Morilla e José Luiz Alves de Lima.

O segundo lugar foi para o trabalho Dispositivo para Realizar Massagem Cardíaca, desenvolvido pelos estudantes André Luiz Diegues Marcelino dos Santos, Anselmo Ferreira Costa Delcaro, Guilherme Fontes de Almeida, Marcelo Penco Filho, Odilon Batista Pedroso Filho e Yuri de Matos Villarinhos,  orientados pelo Prof. Ms. Carlos Alberto Amaral Moino.

O objetivo é o desenvolvimento de um equipamento, destinado à realização de massagem em vítimas de paradas cardíacas. O equipamento realiza a massagem, de forma mecânica, com movimentos padronizados que seguem as diretrizes da American Heart Association. O equipamento, que tem acionamento pneumático, auxiliará o profissional de saúde durante o atendimento de pessoas vitimadas de paradas cardíacas, desde o momento do incidente até a chegada ao hospital, sendo sua principal aplicação durante o transporte.

Neorama – É um evento que foi recriado após alguns anos de paralisação. Ele é vinculado à Incubadora de Empresas de Santos, que hoje é amparada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Santos e pela Fundação Parque Tecnológico de Santos.

O Objetivo do NEORAMA é estimular e promover a cultura inovadora entre alunos do Ensino Superior das Instituições de Ensino Superior – IES de Santos. Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas políticas de fomento à Inovação existentes na região. Consiste ainda na avaliação de Trabalhos de Conclusão de Curso, voltados à Inovação Tecnológica.