No dia 23, serão conhecidos os vencedores dos Troféus Escreler e Proler.   Há várias opções para os minicursos gratuitos,  que serão realizados no dia 24, das  14 às 17 horas.

A XVII edição do Encontro Anual do Programa de Incentivo à Leitura – Proler/Baixada Santista, da Universidade Santa Cecília – Unisanta, será realizada nos dias 23 e 24 de outubro, no auditório do Bloco E, da Universidade, na Rua Cesário Mota, 8. A abertura do evento acontecerá às 9h do dia 23, com as presenças da reitora da Universidade Santa Cecília, Profª. Drª Sílvia Ângela Teixeira Penteado, da diretora-presidente, Profª. Drª. Lúcia Maria Teixeira Furlani, da coordenadora do Proler/BS – Unisanta, Prof.ª Conceição Dante e de dirigentes de Ensino e Secretários da Educação e Cultura da Baixada Santista.

No mesmo dia, às 10h30, haverá a entrega dos Troféus Escreler e Proler. Às 14h, acontecerá o workshop com a palestra Impactos das novas tecnologias na Educação, a cargo do Prof. Dr. José Roberto Chiarella, especializado nas áreas Indenizatória, Responsabilidade Civil, Dano Moral, Direito Empresarial, Estatutário, Erro Médico e Direito Desportivo. É pós-graduado em Direito Digital e das Telecomunicações, e Membro Efetivo da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia, da OAB – São Paulo.

Encerrando a programação do dia, a palestra Projeto Sala de Leitura Milton Teixeira: um desafio no Vale do Jari – Amapá, ministrada pelo Prof. José Enildo Elias Bezerra, Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

No dia 24, às 9h, haverá a palestra A Leitura e as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), com a Prof.ª Eveline Katia De Souza Pontual Cavalcante, coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Unisanta.  Graduada em Letras e Mestre em Tecnologia Instrucional pela Universidade de Ohio, nos EUA, Eveline está cursando o Programa Interuniversitário (Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra) de Doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação, na Universidade de Coimbra, em Portugal.

Eveline tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando nos seguintes temas: tecnologia, educação, inglês como língua estrangeira, teorias de ensino, práticas escolares, didática e EAD.

A última palestra do evento terá como tema A quebra de paradigmas do livro: do papel ao smartphone, às 11h, a cargo do Prof. Ary Brito, Professor universitário dos cursos de graduação e pós-graduação da Unisanta, membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento. É facilitador e diretor executivo da  empresa Marca Pessoal de Treinamentos.

Minicursos

Os participantes poderão se inscrever em um minicurso gratuito, pelo site.

Todos os minicursos serão no dia 24, das 14h às 17h. As opções são:

A magia do contar – Márcia Guedes de Amorim, coordenadora de literatura da Secretaria de Cultura de Guarujá, idealizadora e contadora de histórias do Projeto Mania de Leitura, professora, escritora, poetisa e membro atuante do Proler/BS-Unisanta.

Revisitando projetos de leituras em bibliotecas escolares: socializando conhecimento e alinhavando prazer – Maria Helena de Barros Antunes, bibliotecária, formada pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos. Pós-graduada em Relações Humanas. MBA em Arquivologia e Gestão Documental. Atuou em bibliotecas escolares, especializadas e universitárias. Atualmente presta consultoria em arquivos, biblioteca e realiza trabalho de normatização de trabalhos acadêmicos.

A tecnologia do ser – Luciana Sérvulo da Cunha, empreendedora social, facilitadora de grupos, cineasta, psicoterapeuta prânica e professora de autoconhecimento. Estudou em vários países da Europa, Índia, Japão e EUA. Fundadora da Associação Revivarte, onde desenvolveu projetos na área de saúde, cultura e educação, em comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro, aplicando uma metodologia própria chamada de Pedagogia do Autoconhecimento. Autora do livro A Arte de Aprender e Educar para Ser. Atualmente mora na Índia e é executiva voluntária da ONU e da Amrita University, capacitando e dando workshop.

Integrando a leitura e o brincar – Helen Pereira Quintela, pedagoga, psicopedagoga, brinquedista e pós-graduada em Educação Infantil.

Educação de Jovens e Adultos – Cidadania e Educação – Rosa Maria da Silva Sessa, pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia e em Gestão Educacional pela Unicamp, Supervisora de Escola e responsável pela EJA no município de São Vicente.

Apimentando o Prazer de Ler – Eliane F. Pimenta, coordenadora do Projeto Mudando a História – Baixada Santista, disseminação de jovens mediadores de leitura, de 2004 a 2010. Coordenadora do programa Virando a Página, vinculado ao Proler/BS-Unisanta, de multiplicação de mediadores de leitura em geral, desde 2010.

O evento é realizado pelo Proler/BS – Unisanta, Fundação Biblioteca Nacional, Casa da Leitura do RJ, Fundação Biblioteca Nacional, Ministério da Cultura e Universidade Santa Cecília.

Proler – Criado há 19 anos por iniciativa da Dra. Sílvia A. Teixeira Penteado, Reitora da Universidade Santa Cecília, o Proler Baixada Santista  desenvolve um programa com vistas à formação do leitor cidadão. O projeto se desenvolve em cinco vertentes: formação de promotores de leitura, tendo, como público principal, professores das redes públicas; promoção de ações de leitura, englobando diversas práticas leitoras; promoção de ações estratégicas de articulação e de valorização do lugar político da leitura; produção, valorização e estímulo à criação de bibliotecas públicas e divulgação de informações sobre o tema leitura, disseminando-as em REDE.