O evento, promovido pela Associação para Colaboração entre Portos e Cidades,  será realizado em Santander, Espanha, dias 24 e 25 de outubro, com a presença de pesquisadores da Itália, Espanha, Portugal, México, Costa Rica, Colômbia e Brasil.  

 

O engenheiro e professor da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Adilson Luiz Gonçalves, Coordenador do Núcleo Avançado RETE-NEPOMT-Unisanta e membro do Conselho Científico da RETE, será o  único representante do Brasil a participar do Encuentro-Coloquio “Motores y Tendencias de Cambio en la Ciudad Portuaria ” (Indutores e Tendências de Mudança na Cidade Portuária).

O evento é organizado pela RETE –  Associación para la Colaboración entre Puertos y Ciudades, días 24 e 25 de outubro, em Santander, Espanha. Gonçalves falará sobre  o tema do  Colóquio sob a perspectiva da Cidade de Santos e da Baixada Santista.

A RETE (significa Rede, em italiano) é uma associação que busca a melhora das relações porto-cidade, buscando entender e explicar o entorno dos portos e cidades portuárias, para atuar como um observatório de tendências, dos processos e fenômenos que estão transformando essa categoria de cidades.

O encontro entre os pesquisadores será  em 24 e 25 de outubro. Nos dias 22 e 23 ocorrerão contatos com a Autoridade Portuária de Santander e com as  Universidade da Cantábria e a Universidade Internacional Menéndez Pelayo, visando estudar a possibilidade de estabelecer intercambios.  Haverá visita ao Instituto de Hidráulica Ambiental de Cantabria.

Histórico

A UNISANTA associou-se à RETE no primeiro semestre de 2013, passando a integrar seu Conselho Científico;

Em junho, em Assembleia da Junta de Governo da RETE, foi aprovada a criação do Nodo Avanzado (Núcleo Avançado) da RETE no Brasil, coordenado pela UNISANTA.

Em agosto, a Núcleo Avançado RETE-NEPOMT-UNISANTA foi convidado a indicar um representante da UNISANTA, para participar de curso da área de Gestão Portuária e Ambiental, em Santander, na Espanha. A indicada foi a aluna do Programa de Mestrado em Ecologia, Érika Rojas, que acabou de regressar ao Brasil.

Ainda em agosto,  a  RETE-NEPOMT-UNISANTA foi convidada pela SEP-PR – Secretaria de Portos da Presidência da República, a colaborar com Processo Regular da ONU, relativo à avaliação global dos oceanos. A Profa. Alexandra F. P. Sampaio, Coordenadora do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da UNISANTA, foi indicada e vem participando dos trabalhos.

Em setembro, o Núcleo Avançado RETE-NEPOMT-UNISANTA realizou seu primeiro evento, o Seminário: Acessibilidade ao Porto de Santos, que contou com representantes governamentais, empresários e especialistas em vários modais de transporte, além do Prof. Dr. João Figueira de Sousa, membro do Comitê Científico da RETE, professor e pesquisador da Universidade Nova de Lisboa e da Escola Náutica Infante D. Henriques.