Estudar além das fronteiras do País de origem não é mais um sonho considerado impossível para doze alunos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) selecionados para fazer intercâmbio no exterior por meio do Programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal.

Os universitários terão a oportunidade de estudar em diferentes instituições de ensino da Alemanha, Austrália, China, Espanha, EUA, Noruega, Irlanda e Reino Unido. Para a maioria deles essa será a primeira viagem internacional.

Intercambistas – Aluna do 5º semestre de Engenharia de Petróleo, Jéssica Naomi, foi selecionada para estudar na Irlanda. “Meus amigos e meus pais sempre me orientaram e incentivaram a fazer o intercâmbio, tendo em vista o que ele poderia me proporcionar no futuro, tanto academicamente como na carreira profissional”, afirma Jéssica.

Antes de ir para a graduação na Irlanda, Jéssica fará um curso de duas semanas de Inglês intensivo em Vancouver, Canadá. Na oportunidade, ela ficará hospedada numa Host Family, conhecendo o cotidiano de uma família canadense.

A estudante escolheu a Irlanda por ter o inglês como língua oficial, gostar da cultura do País e pelas boas faculdades, consideradas entre as melhores da Europa. “Estudarei na cidade de Galway, por um ano, na costa oeste da Irlanda, onde tentarei o máximo possível aprender sobre os costumes e academicamente”, explica.

Áaron Teles Galeano cursa o 5º ciclo de Engenharia Química da Unisanta. Ele embarcará para a Alemanha em agosto, e assim como Jéssica, fará inicialmente um curso de seis meses de proficiência em alemão. Depois, ficará um ano pesquisando na área de seu interesse, com todas as despesas pagas, em Berlim, além de ganhar mil euros e um tablet ou notebook.

Ao se inscrever para o intercâmbio, Galeano relatou sua experiência como estagiário no Laboratório de Engenharia Química da Unisanta, de março de 2011 a maio de 2013. Ele participou de experiências em 12 dos módulos didáticos construídos naquele laboratório, que fornece equipamentos para instituições públicas e privadas de Engenharia. Na Alemanha, poderá desenvolver projetos e, conforme diz o contrato, se houver patente a ser estabelecida, ela ficará no Brasil, diz.

Além de Jéssica e Áaron, também participam do intercâmbio os estudantes: Karoline Kerber Santos (Arquitetura e Urbanismo), que irá para a Alemanha; Driellie Florêncio de Melo e Talita Raquel Lima Oliveira (ambas de Ciências Biológicas) – Austrália; Stephanie Maria Menghini Barra e Thiago Manzioni Faria Ruella (ambos de Engenharia de Petróleo) – Reino Unido; Admilson Ribeiro Toscano de Brito (Odontologia) – China; Layse Christina Antunes da Silva (Arquitetura e Urbanismo) – Espanha; Ana Paula Cavalieri e Amanda Lopes Baptista (ambas de Ciências Biológicas) – Estados Unidos e Bruno Mota Penteado (Engenharia de Petróleo), que irá para Noruega.

Em reunião de despedida, a reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado, deixou um conselho importante para o grupo. “Aproveitem todas as oportunidades enquanto estiverem no país de destino de cada um de vocês, pois todos os contatos são importantes nesse momento de construção da carreira profissional”.

A educadora ressaltou a oportunidade ímpar que eles estão tendo de aperfeiçoar outro idioma, conhecer novas culturas e crescer também como pessoas. “Vocês passaram por uma seleção muito rígida e devem honrar nossas raízes como cecilianos e brasileiros”.

Sílvia lembrou que a Unisanta é uma das instituições que mais envia alunos para o programa Ciência sem Fronteiras e muitas das instituições cadastradas para receber alunos do Brasil já possuem intercâmbio com a Unisanta. Na última edição a universidade participou com dez estudantes.

Depoimento de outros alunos participantes do Programa:

“Qualquer aluno que gosta de estudar tem o sonho de fazer um intercâmbio internacional. É uma oportunidade de ouro. A família de todos os selecionados deve estar celebrando muito esse momento”. Karoline Kerber Santos

“É a concretização de um sonho, que por condições financeiras não teria condições de realizar”. Ana Paula Cavalieri

“Será uma oportunidade importante de crescimento profissional e pessoal. Poderei desenvolver a língua inglesa e conseguir um estágio”. Stephanie Maria Menghini Barra

“Quero realizar um sonho e para isso entrei até em um curso de aperfeiçoamento de inglês e preparatório para o exame Toefl”. Thiago Manzioni Faria Ruella

Sobre o Programa – O programa busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Lançado pela presidente Dilma Rousseff, em 2011, para tentar qualificar estudantes de áreas-chaves para o desenvolvimento tecnológico do País, como Engenharia, Física, Medicina e Computação, o Ciência sem Fronteiras pretende enviar, até 2015, 100 mil universitários para cursar parte do ensino superior fora do Brasil. Os estudantes selecionados pela iniciativa federal recebem ajuda financeira para pagar o curso, as despesas da viagem, alimentação e hospedagem.

O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

Outros intercâmbios – Recentemente a Unisanta enviou a 18ª turma de alunos de Engenharia para a França. O grupo participou de intercâmbio em um dos mais importantes centros de pesquisa do mundo: o Ateliê Interuniversitário de Microeletrônica de Toulouse. A Unisanta é a única da América Latina credenciada no programa internacional.

Alunos de Administração e Logística participaram, no primeiro semestre do ano, de intercâmbio na Holanda e Bélgica. Eles estudaram de perto os portos de Antuérpia e Rotterdan, considerados modelos de eficiência para o mundo.

 

1 2 IMG_7113 IMG_7114 IMG_7115 IMG_7116 IMG_7117