Fonte: Engenharia Unisanta

raphael_mistroFormado pela Faculdade de Engenharia de Computação da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Raphael Cocink Mistro hoje atua na multinacional Western Union, uma das mais conhecidas e sólidas empresas do planeta quando o assunto é transferência nacional ou internacional de dinheiro. Fundada em 1851, a companhia americana de serviços financeiros possui quase 450 mil pontos de atendimento em mais de 200 países.

Na empresa desde junho deste ano, Raphael colabora como analista no setor de operações. “Trabalho na área responsável por todos os produtos que a Western Union oferece. Para se ter uma ideia, a empresa realiza, em média, cerca de nove transferências de dinheiro por segundo ao redor do mundo. Hoje sou responsável pela implementação de um novo sistema, agora web, de transferência de valores”, explica.

Falando sobre a importância do estágio para o seu desenvolvimento profissional, Raphael esclarece que suas passagens pela ESPN (canal de televisão por assinatura mantido pela The Walt Disney Company, onde estagiou) e pela KPMG (uma das empresas líderes na prestação de serviços profissionais e uma das quatro maiores do setor de consultoria) agregaram muito valor à sua vida profissional. “Tive a oportunidade de trabalhar em diversos projetos com focos diferentes. Vale observar que ingressei na KPMG através de um programa internacional de trainees, onde tive a oportunidade de viajar para Hong Kong, em abril de 2012, e participar de um torneio mundial de business cases”.

O ex-aluno de Engenharia de Computação destaca ainda que suas experiências profissionais o levaram a desenvolver um interesse natural pela área de negócios e a conhecer outras culturas: “A Western Union é responsável por todas as operações de América Latina e Caribe, o que possibilita a realização de trabalhos em outros países. Em agosto, por exemplo, fui ao Panamá para uma reunião dos agentes [clientes que utilizam o sistema da empresa] de toda a região de LACA (América Latina e Caribe)”, ressalta.

Analisando hoje a sua passagem pela Universidade, Raphael observa que a abrangência do curso lhe proporcionou uma versatilidade incomum no mercado de trabalho: “Você sai da faculdade com um perfil generalista e tem a capacidade de falar sobre tudo e ter uma visão mais ampla. O profissional acaba então com maior embasamento para a tomada de decisões importantes, seja para uma simples orientação a algum membro da equipe, para definir o rumo de um projeto ou, até mesmo, o rumo de uma empresa”.