Atualmente como professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco em Recife, Rafael Louzada, ex-aluno de Biologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) leciona em cursos de graduação de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas.

Ex-aluno de Biologia da Unisanta, Rafael Louzada

Além disso, Louzada é professor credenciado no Curso de Pós-Graduação em Biologia Vegetal, orientando alunos de mestrado e doutorado. Em pesquisa, trabalha com Sistemática de plantas com flores, utilizando abordagens morfológicas e moleculares.

Para Rafael, a época universitária trouxe experiências para sua carreira profissional.  Estagiar no herbário da Unisanta, por exemplo, proporcionou-lhe  “conhecimento básico para níveis seguintes na pós-graduação”.

Destaca, entre os professores da Unisanta, Paulo S. P. Sampaio e Mara Magenta que, segundo Rafael, sempre o incentivaram e o apoiaram em suas conquistas. Foi com eles que Rafael  deu seus primeiros passos na Botânica.

Após se formar, Louzada fez Mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente, no Instituto de Botânica da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. O Doutorado foi em Ciências Biológicas (Botânica), na Universidade de São Paulo (IB-USP). Antes de ser professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco em Recife, ele foi professor substituto na Unesp- Campus de Ilha Solteira.

Sendo um dos professores responsáveis pelos laboratórios de Morfo-Taxonomia Vegetal e o Laboratório de Citogenética e Evolução Vegetal, Rafael tem projetos para o futuro: expandir ainda mais a rede de colaborações e atuação dentro da Sistemática Vegetal, produzindo trabalhos de alta qualidade e relevância.