Depois de conquistar uma medalha de prata com um recorde no Mundial de Glasgow, na Escócia, o nadador da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Carlos Farrenberg, concentra suas forças para competir nos Jogos ParaPan-Americanos de Toronto, no Canadá.
Recordista mundial de piscina curta em 2009 nos 100m livre e nos 50m e 100m livre ParaPan-americano, Farrenberg tem realizado treinamentos com a Seleção Brasileira de Natação, sempre acompanhado por profissionais médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, massagistas, preparadores físicos, clinicas e laboratórios esportivos, filmagens subaquáticas e suplementos.
Os pesados treinamentos de Farrenberg são realizados sempre focando o lugar mais alto do pódio, já que a missão até o ouro paralímpico será dura: os americanos e canadenses, donos da casa, prometem fazer frente e ir com força para cima do nadador da Unisanta.
As expectativas acerca de Farrenberg são as melhores possíveis. Segundo seu treinador, Renato Bartholo, são grandes as chances de Carlos conquistar o ouro nos 50m livre, sua especialidade, e nos 100m livre, na qual foi recordista mundial em piscina curta. No último ParaPan, realizado em Guadalajara (México), Carlos faturou dois ouros, duas pratas e um bronze.
Se engana redondamente, no entanto, quem pensa que a agenda de Farrenberg acaba por aí. O nadador Ceciliano já tem dois compromissos em sua agenda após os Jogos do Canadá: os Mundiais e a Paraolimpíadas do Rio, em 2016.