Gustavo Ferrara, ex-aluno de Engenharia de Computação da Unisanta, é auditor na multinacional PwC

Por EC-EE/Unisanta

Formado no ano de 2022, em Engenharia de Computação pela Universidade Santa Cecília – Unisanta, Gustavo Ferrara atua hoje como auditor SOX em uma das companhias mais relevantes do seu setor – a multinacional PwC (PricewaterhouseCoopers). Fundada em 1849, com o nome de Price & Co., e atuando no Brasil há mais de 100 anos, a PwC conta atualmente com mais de 250 mil colaboradores, oferecendo serviços de auditoria e consultoria em diversos setores globalmente.

“Como auditor SOX, atuo com o objetivo de fornecer confiança aos investidores e reguladores de que as informações financeiras divulgadas pelas empresas são seguras e precisas. Na minha rotina de trabalho, realizo diversos procedimentos, como o mapeamento, avaliação e testes de controles internos com o intuito de garantir que os envolvidos estejam efetivamente operando de maneira eficaz, não gerando possíveis riscos ao processo”, explica o ex-aluno, que integra a área de serviços financeiros, participando de projetos que envolvem instituições financeiras na linha de serviço DAT (Digital Assurance & Transparency) e colaborando com controles que fazem uso de sistemas, bancos de dados, scripts de programação e big data, entre outros.

Entre os valores da PwC que mais lhe atraem, Gustavo cita o alto investimento em capacitação para os profissionais. “Temos oportunidades de aprendizado e desenvolvimento constantemente. Também gostaria de citar o compromisso e liderança com diversos temas atuais que são muito importantes na nossa sociedade, como meio ambiente, mudanças climáticas e inteligência artificial”.

Atuando anteriormente como engenheiro de dados na Somativa, consultoria de dados ligada ao núcleo de soluções Inovabra, do banco Bradesco, o engenheiro de computação acredita que o seu maior desafio profissional até aqui tenha sido justamente a mudança de área, através da oportunidade de atuar como auditor. O ex-aluno de Engenharia de Computação também acredita que o curso tenha sido importante para que adquirisse a base de conhecimento necessária para ingressar no mercado de trabalho, através do contato com diversas áreas de TI. “Gosto de destacar também a importância dos projetos do curso, que me fizeram entender, na prática, os desafios envolvidos, tais como gestão, desenvolvimento, prazos, trabalho em equipe e até imprevistos. Ao longo do curso, aprendi muito com eles”, revela.

Ainda sobre o seu período enquanto aluno da Unisanta, Gustavo diz que a primeira lembrança que lhe vem à mente foram as horas de muito estudo no NPE (Núcleo de Pesquisas em Eletrônica), desenvolvendo projetos até tarde da noite e onde teve a oportunidade de fazer parte da equipe de monitoria do laboratório. “Também me recordo das entregas de projetos, que sempre foram momentos especiais. Outra lembrança que tenho foi da pandemia, onde todos nós tivemos que nos adaptar ao novo modelo que aquele momento exigia. Mesmo assim, em nenhum momento, as aulas perderam qualidade”, finaliza o engenheiro de computação, cujos planos para o futuro incluem continuar aprendendo constantemente. “Sigo com a ideia de, em algum momento, cursar uma especialização na área de dados, nicho que não para de se desenvolver, especialmente com o crescimento exponencial da inteligência artificial”.