Formado em Engenharia Química conclui mestrado na Universidade de Stuttgart, na Alemanha

559

Ex-aluno do curso de Engenharia Química da Universidade Santa Cecília (Unisanta), André Vinícius Gomes de Oliveira Maia acaba de concluir o Mestrado na Universidade de Stuttgart, Alemanha. O engenheiro mudou-se para fora do Brasil no ano de 2017 à procura de oportunidades no exterior.

Após realizar uma pesquisa, André decidiu primeiro buscar cursos de pós-graduação como uma forma de se inserir mais facilmente no mercado de trabalho no exterior. “Logo descobri que a Alemanha era um país relativamente barato para se estudar e com muitas oportunidades na minha área. Preparei, então, uma lista de cursos e universidades para me inscrever e fui aceito logo na primeira tentativa”, explica o engenheiro.

André fez o mestrado na área de Engenharia Ambiental, mas especializou-se em CFD (Dinâmica Computacional dos Fluidos). De acordo com o engenheiro, as universidades alemãs dão mais liberdade aos candidatos para que escolham a área de especialização que desejam.

“O ensino que me foi oferecido na Unisanta me preparou muito bem para o mestrado na Alemanha. Durante o curso, dividi espaço com pessoas de todos os cantos do mundo e em nenhum momento me senti desqualificado em relação a nenhum deles”, afirma.

Durante dois anos, André fez estágio na mesma área (CFD), em um instituto parceiro da universidade e atualmente aguarda a resposta para começar o doutorado no mesmo local.

“No momento desejo dar início ao doutorado e posteriormente pretendo continuar trabalhando com CFD ou programação em geral, seja em alguma empresa já existente ou com negócio próprio. Pelo menos, por enquanto, meu desejo é permanecer na Alemanha”, conclui.