Gilberto Reis, ex-aluno do curso de Engenharia de Computação da Unisanta, é hoje desenvolvedor sênior da equipe de Projeto e Desenvolvimento (P&D) do segmento de Previdência da Sinqia. Uma das líderes em softwares e inovação para o setor financeiro brasileiro através do provimento de tecnologia e serviços de ponta e eleita pela International Data Corporation (IDC) como uma das maiores 100 fintechs do mundo por cinco anos consecutivos, a Sinqia, com mais de 700 clientes e mais de 2.000 colaboradores, oferece diversas plataformas especializadas voltadas para setores como bancos, fundos, previdência e consórcios, entre outras.

Atuando na companhia desde julho de 2021, Gilberto explica que o seu trabalho consiste em desenvolver novas funcionalidades ou melhorias nos sistemas, auxiliando ainda a gestão de área e os desenvolvedores em suas demandas através do planejamento prévio das necessidades que são levantadas pela equipe. “Quando estava procurando um novo desafio no mercado de trabalho, fui atraído pelo ‘DNA empreendedor’ da Sinqia, onde tenho autonomia para atuar e apresentar ideias para a melhoria dos projetos em que estamos trabalhando, além de olhar para novas oportunidades de produtos dentro do mercado financeiro e para construções de ‘relações de verdade’. Isso me permitiu, em pouco tempo, construir laços de amizade com pessoas de todas as partes do país, já que hoje contamos com escritórios em diversos locais do Brasil”, revela.

Sobre o seu período como estudante de Engenharia de Computação, Gilberto destaca que o curso lhe mostrou que, diferente do que imaginava, tinha grande aptidão para ser desenvolvedor. “Entrei no curso imaginando que poderia trabalhar mais com hardware do que com software. Muito do que vi na faculdade pude aplicar no meu primeiro estágio na área, onde pude me aprimorar e obter novos conhecimentos. Quando finalmente entrei no mercado de trabalho, já possuía alguma experiência em desenvolvimento”, acrescenta, relacionando ainda excelentes lembranças do período de universidade. “Há várias histórias que conto até hoje para aqueles que conheço, e digo que foi um dos melhores períodos da minha vida”.

Com planos de se especializar nas áreas de cloud, inteligência artificial e microsserviços, Gilberto aconselha que estudantes e profissionais busquem sempre constante atualização nas tecnologias que o mercado procura, além de desenvolver outras habilidades, como falar em público e ter mais empatia com o próximo. “O mercado de trabalho não busca apenas pessoas com grande conhecimento técnico, mas também com potencial para liderar equipes e que possuam boa capacidade de comunicação com o seu time e a sua gestão”, conclui.

Fonte: https://engenharia.unisanta.br/computacao/noticias/formado-em-engenharia-de-computacao-gilberto-reis-e-desenvolvedor-senior-da-sinqia/