A partir deste ano, os calouros de todos os cursos presenciais e EAD das universidades brasileiras terão 10% da carga horária de toda a grade curricular dedicada a atividades de extensão. A medida atende a exigência do Ministério da Educação, por meio da resolução CNE/CES Nº 7 2018, sendo obrigatória para que os calouros se formem e obtenham o diploma e facultativa para os veteranos e estudantes de pós-graduação.

Na Universidade Santa Cecília, o aluno terá de desenvolver uma atividade de extensão por ano e documentá-la junto à Coordenadoria de Extensão Curricular. De acordo com a coordenadora da área na Unisanta, Profa. Dra. Nelize Coelho, isso pode ser feito de três maneiras: “atividades extensionistas junto aos projetos institucionais da Unisanta; pelo desenvolvimento de um projeto que proponha soluções para os problemas da sociedade em conjunto com as ligas acadêmicas ou empresas juniores da Universidade ou ainda através de projetos individuais no bairro do estudante, instituições de caridade, ONGs ou qualquer outro lugar em que se possa agir e gerar soluções”, explica.

Após a elaboração da atividade, será necessário submeter um relatório, apresentando as experiências, os resultados, as dificuldades e tudo o que foi encontrado durante sua confecção.

“É um projeto de aprendizado, não precisa ser grandioso. Cada etapa e cada degrau que se alcança já gera um impacto para a sociedade. É uma oportunidade para desenvolver novas habilidades e se destacar no mercado de trabalho”, afirma Nelize.